Aloysio Nunes diz que Paulo Bernardo 'apunhalou' Dilma ao insinuar que 'se ela estiver bem' Lula não será candidato




O senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) teceu duras críticas em Plenário ao ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que em entrevista a jornalista do site do jornal Folha de S. Paulo disse que a presidente Dilma Rousseff será candidata à reeleição em 2014 "se estiver beme se tiver o desejo de concorrer, aí muito dificilmente ele [Lula] será postulante."

- Eu diria que a sua afirmação beira à deslealdade com quem o nomeou ministro das Comunicações - disse o senador nesta quarta-feira (17).

Aloysio Nunes lembrou que, com a existência do instituto da reeleição o chefe do Executivo é candidato natural ao cargo. Ele assinalou, no entanto, que a presidente precisa garantir a governabilidade, o que significa capacidade de implementar decisões; manter a coesão política; definir claramente os campos "situação" e "oposição"; e ter o alto comando da administração pública, entre outras atribuições.

Aloysio Nunes acrescentou que um presidente necessita de autoridade política, assinalando que o que dificulta a manutenção dessa autoridade, hoje, no Brasil, é a base da presidente Dilma Rousseff no Congresso Nacional.

- Muitas coisas, hoje, ameaçam, no horizonte, a autoridade política da presidente - disse o senador.

Entre essas ameaças, o senador citou as dissensões na sua base parlamentar; as divergências na base por razões de fundo sobre questões como o Código Florestal; e a camisa de força na qual a presidente está presa devido ao sistema de alianças políticas construído pelo ex-presidente Lula, "com a participação dela [Dilma]", no qual ela estaria "visivelmente desconfortável".

Em aparte, associaram-se ao discurso os senadores Pedro Taques (PDT-MT) e Cyro Miranda (PSDB-GO), enquanto Eduardo Suplicy (PT-SP) citou pontos comuns entre PT e PSDB.



17/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aloysio Nunes diz que Dilma não tem projeto de governo

Dilma 'é refém' do ministro do Trabalho, diz Aloysio Nunes

Aloysio Nunes critica 'périplo reeleitoral' da presidente Dilma

Aloysio Nunes vê 'mundo de fantasia' em mensagem de Dilma ao Congresso

Para Aloysio Nunes, Lula age como 'presidente adjunto'

Aloysio Nunes critica Dilma por comentários sobre situação da Venezuela