Aloysio Nunes: Palocci deveria se explicar ao Congresso Nacional




Em pronunciamento nesta segunda-feira (6), o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) afirmou que, por lealdade aos brasileiros, o ministro chefe da Casa Civil, Antônio Palocci, deveria se explicar no Congresso Nacional sobre as denúncias que envolvem seu nome. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, o patrimônio do ministro cresceu 20 vezes em um período de quatro anos.

- Nós temos a oferecer a ele a oportunidade de se explicar de modo a estancar, espero eu, todas as dúvidas perante o maior órgão de controle da República, que é o Congresso Nacional - afirmou o senador, que não considera satisfatórias as explicações dadas pelo ministro em entrevista exibida pela Rede Globo na última sexta-feira (3).

Aloysio Nunes informou que faltam apenas oito assinaturas no pedido de criação de uma comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que a oposição quer apresentar. Para o senador, mesmo que o pedido não tenha sucesso, o ministro precisa comparecer à Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, que aprovou, na última quarta-feira (1°), requerimento com esse fim.

Aloysio Nunes acredita que os movimentos feitos por Palocci para isolar o seu caso do governo de Dilma Rousseff não funcionaram e que situação se deteriorou a um ponto sem volta.

- Eu creio que, infelizmente, o caso já atingiu o governo, que, quando terminar esse episódio, estará menor do que antes do episódio eclodir.

O senador também reproduziu a frase do deputado Anthony Garotinho (PR-RJ), que comparou o ministro a uma "pedra preciosa de R$ 20 milhões". A frase foi interpretada como ameaça dos deputados, que teriam usado a possibilidade de convocação do ministro para negociar a retirada ou aprovação de projetos em votação na Casa.

- Uma afirmação dessa mereceria uma réplica indignada, a começar do próprio ministro, das lideranças do governo, do partido da presidente, do partido do qual o senhor Palocci é um militante ilustre - sugeriu o senador, que considera que a autoridade da presidente da República está sendo posta em xeque.



06/06/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aloysio Nunes critica convite a FHC para explicar 'Lista de Furnas'

Aloysio Nunes vê 'mundo de fantasia' em mensagem de Dilma ao Congresso

Aloysio Nunes questiona Plano Nacional de Banda Larga

Aloysio Nunes quer diligência na Secretaria do Tesouro Nacional

Aloysio Nunes critica falta de política nacional de segurança pública

Vídeo | Para Aloysio Nunes, Congresso tem como reduzir maioridade penal