Alta da inflação faz Banco Central mudar estratégia



VEJA MAIS

As projeções de alta da inflação de 12 meses – de 5,84%, no fim de 2012, para 6,7% no primeiro trimestre de 2013 – levaram o Banco Central (BC) a uma mudança de estratégia. Desde janeiro, quando esse tendência tomou forma, o BC abandonou o guia de sua política, que era manter as condições monetárias e financeiras da economia por um tempo suficientemente prolongado, com o objetivo de fazer a inflação convergir para o centro da meta de 4,5%. Em vez disso, passou a acompanhar a evolução do cenário para avaliar a necessidade de ajustes.

A revelação foi feita pelo presidente do BC, Alexandre Tombini, em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), nesta terça-feira (2), respondendo a perguntas dos senadores Armando Monteiro (PTB-PE) e Cristovam Buarque (PDT-DF). Para Tombini, essa mudança provocou alterações nas expectativas dos agentes econômicos e influenciou inclusive a captação de recursos no mercado.

Diante de perguntas de outros senadores, como Cyro Miranda (PSDB-GO) e Kátia Abreu (PSD-TO), evitou a polêmica sobre eventual aumento da taxa básica de juros (Selic) para combater a inflação. Segundo Tombini, o BC está avaliando o cenário e tem os instrumentos necessários para agir no momento oportuno.

Cyro Miranda queria saber qual opinião valeria na reunião do Conselho de Política Monetária (Copom), se a do diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Hamilton Araújo, para quem o aumento da taxa básica de juros é o melhor remédio para combater a inflação, ou a da presidente Dilma Rousseff, que disse não acreditar em combate à alta dos preços com a redução do crescimento econômico.



02/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marcelo Crivella critica aposta na alta da inflação e defende política do Banco Central

Lindbergh Farias diz que estratégia de redução de juros do Banco Central foi correta

Banco Central vê inflação sob controle

Banco Central projeta inflação em queda até 2012

Banco Central reduz projeção para inflação em 2012

Banco Central divulga Relatório de Inflação na quinta-feira (29)