Marcelo Crivella critica aposta na alta da inflação e defende política do Banco Central



Em discurso nesta segunda-feira (18) no Plenário, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) criticou aqueles que apostam na alta da inflação.

- Estou falando do mercado financeiro, que tem se mostrado uma criatura sanguinária, que busca seus próprios interesses, com mais e mais lucro - afirmou.

Crivella disse que o país está longe do cenário de instabilidade e da espiral inflacionária. Segundo o senador, o Brasil sabe o valor de uma economia estabilizada e "todo patriota fará de tudo para a inflação não voltar".

- Não queremos mais aquele ambiente em que tudo subia e o salário perdia valor rapidamente - declarou.

O senador fluminense disse que o país "não está no rumo de uma economia insustentável". Crivella afirmou ainda que com a alta da inflação, o mercado financeiro "resolve lançar suas baterias contra o Banco Central", jogando na "base do quanto pior, melhor" e pressionando por uma alta na taxa de juros. Segundo Crivella, o objetivo dessa pressão é tornar o Banco Central refém do mercado financeiro. Para ele, o mercado não se preocupa com inflação alta, mas critica o BC para forçar a alta dos juros e lucrar mais.

- O Banco Central está conduzindo a política monetária de maneira séria, tudo para não comprometer o crescimento do país - declarou.

Crivella ainda disse que "não se pode aceitar que o mercado, com apoio de setores da mídia, exerça pressão para que o Banco Central altere sua política". O senador manifestou solidariedade com o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, e com a presidente da República, Dilma Rousseff, na condução da política econômica brasileira.

- Há motivos para ficarmos tranquilos, embora devamos ficar atentos - afirmou.



18/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alta da inflação faz Banco Central mudar estratégia

Marcelo Crivella critica reportagem com denúncias e defende comando do Exército

Marcelo Crivella critica abordagem policial em favelas do Rio de Janeiro

Marcelo Crivella critica União por ter cedido pouco na negociação dos 'royalties' do petróleo

Marcelo Crivella defende uso de energia renovável

Marcelo Crivella critica reportagem sobre medicamento usado para perda de peso