Alunos da rede estadual serão Jovens Embaixadores nos EUA
Três estudantes, de Santa Isabel, Franca e Oswaldo Cruz venceram prêmio da embaixada americana
Três estudantes de escolas estaduais paulistas acabam de passar em uma seleção com 3 mil concorrentes de todo o Brasil e se tornaram Jovens Embaixadores, em projeto realizado pela Embaixada dos Estados Unidos. Como prêmio, entre 9 a 24 de janeiro irão a Washington para representar São Paulo e passar todo o tempo aprimorando a educação.
O projeto Jovens Embaixadores escolhe anualmente 35 adolescentes brasileiros para levar aos Estados Unidos. São Paulo é o estado com o maior número de representantes. São ao todo quatro alunos paulistas, três de escolas estaduais e um de escola técnica (Etec). Todos os Estados participam da iniciativa.
Os critérios de escolha foram: ter entre 15 e 18 anos, dominar a língua inglesa, ser da rede pública de ensino, ser bom aluno, ter perfil de liderança e boa relação em casa e desenvolver atividade de responsabilidade social. Os alunos enfrentam uma bateria de testes, avaliações e entrevistas.
Na primeira semana da viagem, com começo em 9 de janeiro, os três alunos estaduais ficarão em Washington. Depois os adolescentes serão divididos em grupos. Cada grupo vai para um Estado norte-americano, onde serão recebidos por famílias que hospedam voluntariamente estudantes estrangeiros. Lá os alunos brasileiros vão conviver com a comunidade americana, assistir aulas em escolas públicas e apresentar trabalhos sobre o Brasil.
Ellen Deuter Barbosa, 16 anos, aluna da Escola Estadual Laurentina Lorena Correa da Silva, da cidade de Santa Isabel, é a mais nova integrante e a única mulher da equipe paulista. Os outros dois estudantes são de Franca e Oswaldo Cruz.
"O projeto Jovens Embaixadores é uma ótima oportunidade de incentivar os alunos a aprender uma língua estrangeira e conhecer novas culturas. Nossos alunos são exemplos que devem ser multiplicados pelo país", afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.
Alunos selecionados
Ellen Deuter Barbosa (E.E Laurentina L. Correa da Silva - Santa Isabel)
Lucas dos Santos Freitas (E.E. Laura de Melo - Franca)
João Paulo Ferrari (E.E Maria Aparecida Lopes - Osvaldo Cruz)
Raphael G. Coelho (Etec São Bernardo do Campo)
Da Secretaria da Educação
10/29/2008
Artigos Relacionados
Alunos da rede pública irão aos EUA como Jovens Embaixadores
Educação: Programa Jovens Embaixadores recebe inscrições de alunos da rede pública
Educação: Programa Jovens Embaixadores recebe inscrições de alunos da rede pública
Educação: Programa Jovens Embaixadores recebe inscrições de alunos da rede pública
Pais serão avisados sobre faltas de alunos na rede estadual
Ganhadores dos Jovens Embaixadores serão escolhidos dia 19