Alunos da rede pública irão aos EUA como Jovens Embaixadores
Projeto da embaixada americana escolhe anualmente 35 estudantes brasileiros para melhorar aprendizado
Três estudantes de escolas estaduais paulistas acabam de passar em uma seleção com 3 mil concorrentes de todo o Brasil e se tornaram Jovens Embaixadores, em projeto promovido pela embaixada dos Estados Unidos. Como prêmio, vão a Washington entre 9 e 24 de janeiro de 2009, para representar São Paulo e aprimorar sua educação. O projeto Jovens Embaixadores seleciona anualmente 35 adolescentes brasileiros para levar aos Estados Unidos. São Paulo é o Estado com o maior número de representantes. São quatro alunos paulistas: três de escolas estaduais e um de escola técnica (Etec). Todos os Estados participam da iniciativa.
Os critérios de escolha são: ter entre 15 e 18 anos, dominar a língua inglesa, ser da rede pública de ensino, ser bom aluno, ter perfil de liderança e boa relação em casa e desenvolver atividade de responsabilidade social. Os alunos enfrentam bateria de testes, avaliações e entrevistas. Na primeira semana da viagem, os três estudantes ficarão em Washington. Depois, serão divididos em grupos. Cada equipe vai para um Estado norte-americano, onde será recebida por famílias que hospedam voluntariamente estudantes estrangeiros. Os brasileiros vão conviver com a comunidade americana, assistir às aulas em escolas públicas e apresentar trabalhos sobre o Brasil. Ellen Deuter Barbosa, 16 anos, aluna da EE Laurentina Lorena Correa da Silva, de Santa Isabel, é a mais nova integrante e a única mulher da equipe paulista. Os outros dois estudantes são de Franca e de Oswaldo Cruz.
Participantes paulistas selecionados
ALUNO ESCOLA CIDADE
Ellen Deuter Barbosa EE Laurentina L. Correa da Silva Santa Isabel
João Paulo Ferrari EE Maria Aparecida Lopes Osvaldo Cruz
Lucas dos Santos Freitas EE Laura de Melo Franca
Raphael G. Coelho Etec São Bernardo do Campo São Bernardo do Campo
Alunos tornam-se deputados por sete dias em Brasília
Dez alunos da terceira série do ensino médio de escolas estaduais de São Paulo passarão uma semana, neste mês, como “deputados federais mirins”. Os jovens farão parte do Parlamento Jovem, programa da Câmara dos Deputados que escolhe estudantes de todo o Brasil para formular simulações de projetos de lei. Entre os paulistas, as principais preocupações são a criação de fossas biodigestoras em áreas rurais e urbanas sem saneamento, coleta seletiva de lixo, comitês escolares de incentivo ao esporte e linha de crédito bancário para agricultores.
Os dez jovens da rede estadual, todos do interior do Estado, e mais um aluno da rede privada paulista, se juntarão a outros 67 de todo o País. Entre os dias 10 e 14, os 78 parlamentares mirins participarão das atividades na Câmara dos Deputados e discutirão assuntos ligados ao processo democrático. A edição de 2008 do Parlamento Jovem será comemorativa dos 20 anos da Constituição Federal. As despesas de locomoção e permanência dos estudantes em Brasília serão de responsabilidade dos organizadores do evento.
Os “deputados” das escolas estaduais
Aluno Diretoria de Ensino
Alex Novaes de Santana Campinas Leste
Emily Fernanda de Oliveira Campos Birigüi
Gabriela Cristina Carneiro Vilione Franca
Maharishe Gonçalves Machado Apiaí
Maria Gabriela Cavalheiro Jaú
Nilton Carlos Pacola Júnior Jaboticabal
Patrícia de Oliveira Silva Itu
Rafael Henrique Bonin da Silva Rosa Jaboticabal
Ricardo Luan Bonanno Souto São Vicente
William Benedito Medeiros Suzano
Da Secretaria da Educação
(M.C.)
11/05/2008
Artigos Relacionados
Educação: Programa Jovens Embaixadores recebe inscrições de alunos da rede pública
Educação: Programa Jovens Embaixadores recebe inscrições de alunos da rede pública
Educação: Programa Jovens Embaixadores recebe inscrições de alunos da rede pública
Alunos da rede estadual serão Jovens Embaixadores nos EUA
Curso em forma de game para alunos da rede pública ensina como agir em situações de risco ambiental
Programa Jovens Embaixadores levará 35 alunos aos Estados Unidos