Alunos da Unicamp criam aplicativo gratuito que facilita compras de supermercado
Uma das vantagens é permitir ao consumidor calcular o valor da compra antes mesmo de chegar ao caixa
Um grupo de alunos do curso de Engenharia da Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) criou aplicativo gratuito para facilitar as compras dos consumidores. Trata-se do MeuCarrinho, programa para celulares que compara preços, marcas e ofertas de produtos em diferentes lojas virtuais e físicas.
O serviço pode ser usado de dois modos. No primeiro, o usuário fotografa com a câmera do celular o código de barras do produto no supermercado. E recebe, de modo automático, na tela do aparelho, a informação do preço praticado em outras lojas. A outra opção é pesquisar os valores diretamente no site do programa, o www.meucarrinho.com.br.
Com o slogan "Supermercado fácil para você", o programa MeuCarrinho leva o mesmo nome da empresa criada pelos alunos André Nazareth, Danilo Campos, Bruno Branta e Luciano Frezzato. E uma de suas vantagens é permitir ao consumidor calcular o valor total da compra antes mesmo de chegar ao caixa.
O conjunto de telas do programa (interface) é intuitivo e o serviço está disponível pra quem tem celular com câmera e sistema operacional Android ou iPhone/iOS. Diariamente, os responsáveis pelo MeuCarrinho atualizam os preços das lojas. O sistema também permite aos usuários enviar novas informações e sugestões de produtos. Dessa maneira, o aplicativo se torna mais completo, confiável e acessível.
Conselho de Startups
O projeto foi criado no âmbito do Conselho de Startups, iniciativa do grupo de empreendedores oriundos da universidade, o Unicamp Ventures. A iniciativa foi realizada em conjunto com a Inova Ventures Participação S.A., empresa de participação que procura investir em novos negócios de base tecnológica, formados principalmente nas salas de aula e laboratórios acadêmicos.
O Conselho de Startups tem a preocupação de desenvolver e acelerar empresas de base tecnológica na região de Campinas (SP). Ao longo de um ano, as empresas participantes ganham apoio estratégico, de mercado e gestão através do estabelecimento de conselho designado para a empresa. Os benefícios são determinados pela experiência e rede de contatos (networking) de seus conselheiros.
Segundo André Nazareth, responsável pela empresa, o Conselho de Startups foi fundamental para o desenvolvimento da ideia e do plano de negócios do MeuCarrinho.
"Todo empreendedor sonha em ir longe, mas saber dar passos certos é fundamental, especialmente no início. O Conselho de Startups nos auxiliou nisso. Com pouco tempo de suporte, conseguimos enxergar aspectos importantes do novo negócio, o que nos ajudou a levantar investimentos", ressalta. Depois de um ano da criação e desenvolvimento, o MeuCarrinho teve seu projeto selecionado no desafio Sua ideia vale R$ 1 milhão, lançado pelo Buscapé Company, agora parceiro da empresa.
Da Agência Imprensa Oficial e da Unicamp
02/04/2012
Artigos Relacionados
Manual do Procon SP orienta sobre compras no supermercado
Consumidor pode economizar R$ 2 mil por ano em compras de supermercado, mostra pesquisa
Aplicativo para celular facilita entrada de brasileiros na Alfândega
CPTM disponibiliza aplicativo gratuito para smartphones
Senado lança aplicativo gratuito para iPhone
Cientistas criam aparelho que facilita acesso a exames oftalmológicos