Alunos de academia militar recebem título de cadete no Rio de Janeiro



No último sábado (20), 441 cadetes da turma Bicentenário do Brigadeiro Sampaio, da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende (RJ), participaram da cerimônia de entrega de espadins, réplicas reduzidas da espada de combate do marechal Duque de Caxias. O objeto representa a confirmação do título de cadete, após o primeiro ano de curso na academia, que é responsável pela formação de oficiais combatentes de carreira do Exército.

A turma é composta por jovens de todas as regiões brasileiras, sendo 270 do Sudeste, 64 do Sul, 61 do Nordeste, 29 do Centro-Oeste e 11 do Norte. Além deles, receberam espadins seis cadetes estrangeiros das chamadas nações amigas: Moçambique (2), Angola (2), Guiana Inglesa (1) e Peru (1).

Em 2011, a Academia Militar no Brasil comemora seu bicentenário. Já a Escola Militar de Resende iniciou suas atividades em 1944. O decreto que transformou a escola em academia militar foi assinado sete anos depois.

Todos os anos, cerca de 430 aspirantes a oficial concluem os cursos da Aman. Atualmente, a academia forma oficiais das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações, do Serviço de Intendência e do Quadro de Material Bélico, além de iniciar a formação do Chefe Militar.


Cerimônia

A cerimônia de confirmação dos títulos de cadete contou com participação da presidenta Dilma Rousseff. Durante o evento, a presidenta disse que “a sociedade brasileira reconhece o profissionalismo de nossos soldados em suas atribuições de defesa da pátria”.

Dilma destacou a participação de seis cadetes de nações amigas e disse que via na iniciativa uma forma de aproximação entre os países. Ela pediu que todos os cadetes se dediquem aos estudos, ou seja, a formação de excelência recebida na Aman. “Estou certa de que esse período de convivência com os nossos cadetes aproximará ainda mais os nossos países na direção de um mundo mais pacífico e multipolar”, assegurou.


Fonte:
Blog do Planalto



22/08/2011 15:28


Artigos Relacionados


Alunos de escolas públicas do Rio de Janeiro recebem kit de ciências

Sarney recebe formandos da Academia Militar das Agulhas Negras

Mozarildo destaca atuação da Academia Militar de Agulhas Negras

Inscrições na Academia da Polícia Militar do Barro Branco terminam sexta

89 alunos se formam na Academia do Barro Branco

Academia do Barro Branco recebe mais 220 novos alunos