Alvaro Dias: ‘brasiguaios’ apoiam chegada de Frederico Franco à Presidência do Paraguai



Em discurso no Plenário nesta segunda-feira (2), o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) disse que a chegada de Frederico Franco à Presidência do Paraguai é apoiada pelos “brasiguaios” – como são chamados os agricultores brasileiros que cultivam terras paraguaias. O senador relatou uma viagem que fez ao Paraguai, durante o último fim de semana, quando teve um encontro com “brasiguaios” e com representantes do Executivo e do Legislativo do país vizinho.

- Trago dos ‘brasiguaios’ a manifestação de apoio à decisão política do Congresso [do Paraguai], que concluiu pelo impedimento do ex-presidente Fernando Lugo e deu a posse ao vice-presidente – disse o senador, lembrando que Franco foi eleito juntamente com Lugo, nas eleições presidenciais de 2008.

Segundo o senador, os brasiguaios acreditam que terão mais apoio com Franco no poder, que já manifestou o reconhecimento da importância econômica dos brasileiros na agricultura local. A questão agrária foi um tema tenso no governo de Lugo, com muitos conflitos no campo, resultando até em mortes. Alvaro Dias registrou que a atividade tem impulsionado bons índices de crescimento econômico no país vizinho.

O senador informou que, durante o encontro, as autoridades políticas paraguaias reafirmaram que todo o processo de impeachment de Lugo ocorreu conforme a legislação do país. Na Câmara dos Deputados, de acordo com Alvaro Dias, foram 76 votos a favor do processo e apenas um contrário. No Senado, o placar registrou 39 votos contra quatro. Invasão de propriedades privadas, estímulo à luta de classes, apoio à ação de guerrilheiros e sensação de insegurança pública foram alguns motivos apontados pelos parlamentares para o impedimento do ex-presidente.

- O presidente Lugo perdeu o controle da situação no seu país e a iminência de uma violenta comoção interna fez com que os parlamentares optassem por um ritmo de celeridade para o julgamento político, o que é previsto constitucionalmente – declarou o senador.

Na visão de Alvaro Dias, não houve golpe no país vizinho. Ele disse que percebeu uma situação de calma e normalidade nas ruas das cidades que visitou e criticou a suposta pressão de autoridades venezuelanas a favor de Lugo e os discursos de muitos políticos latino-americanos contra o processo paraguaio. O senador também criticou a entrada da Venezuela no Mercosul e as retaliações do bloco ao Paraguai, além de mostrar insatisfação com a posição do governo brasileiro sobre o episódio.

- Lamento profundamente que as autoridades brasileiras estejam a reboque de lideranças que não têm o nível necessário para tratar de assuntos que dizem respeito à integração latino-americana – disse.



02/07/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias apela ao governo em favor dos 'brasiguaios'

Casildo Maldaner defende diálogo com o Paraguai no caso dos 'brasiguaios'

País pede ao Paraguai garantias de segurança para os chamados brasiguaios

CRE pretende ir ao Paraguai para tratar de conflito entre 'brasiguaios' e 'carperos'

Alvaro Dias conversará com integrantes do novo governo do Paraguai

Alvaro Dias discute Itaipu com vice-presidente do Paraguai