CRE pretende ir ao Paraguai para tratar de conflito entre 'brasiguaios' e 'carperos'



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado aprovou, na manhã desta quinta-feira (9), a formação uma comissão temporária externa para tratar da crise envolvendo agricultores brasileiros radicados no Paraguai, também chamados de "brasiguaios", e os sem-terra paraguaios, conhecidos como "carperos".

VEJA MAIS

O grupo formado por cinco parlamentares vai visitar o Congresso Nacional e o Executivo do país vizinho na tentativa de encontrar solução para o conflito, que vem se intensificando nas últimas semanas. Paraguaios acusam os brasileiros de terem adquirido terras de forma fraudulenta e reivindicam a propriedade dos terrenos.

Os brasiguaios são descendentes dos primeiros colonos que há 40 anos se deslocaram para o país vizinho. Atualmente, somam cerca de 300 mil pessoas, muitos delas já nascidas no Paraguai e com dupla cidadania. Eles reclamam que o governo paraguaio não toma providências para impedir invasões e ainda alegam que a polícia não cumpre os mandados judiciais para retirada dos invasores.

O presidente da CRE, senador Fernando Collor (PTB-AL), alertou para a importância de uma solução para os conflitos e lembrou que convidou representantes dos colonos para audiência pública a ser realizada no próximo dia 27 de fevereiro, às 18 horas. A audiência será realizada no contexto do ciclo de debates sobre os rumos da política externa brasileira, que está sendo organizado pela comissão.

O requerimento para a formação da comissão externa partiu do senador Sérgio Souza (PMDB-PR) e dos senadores Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) e Ana Amélia (PP-RS). A matéria tramitará em regime de urgência no Plenário.

09/02/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


País pede ao Paraguai garantias de segurança para os chamados brasiguaios

Casildo Maldaner defende diálogo com o Paraguai no caso dos 'brasiguaios'

Alvaro Dias: ‘brasiguaios’ apoiam chegada de Frederico Franco à Presidência do Paraguai

Integração entre empresas pode ser saída para conflito comercial entre Brasil e Argentina

Roberto Requião diz que tensão entre 'brasiguaios' diminuiu

ALCÂNTARA QUER SOLUÇÃO PARA CONFLITO ENTRE LOJISTAS E CARTÕES