Alvaro Dias cobra redução das taxas de juros para assegurar crescimento
O governo federal deveria reduzir as taxas de juros praticadas no país, como forma de enfrentamento da crise financeira mundial e como condição para assegurar o crescimento da economia, afirmou o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), em discurso da tribuna nesta terça-feira (16). Para ele, o pacote de redução de tributos proposto pelo Executivo, que está em exame no Senado, não seria suficiente para fazer frente aos impactos da crise global, sendo essencial o corte nas taxas de juros.
O senador também cobrou do governo o anúncio de um plano para reduzir gastos correntes.
- Isso é uma necessidade para enfrentar a crise. O modelo implantado por esse governo tem sido o da irresponsabilidade e da gastança - criticou.
Para Alvaro Dias, o momento ainda não permite uma visão clara sobre a crise financeira, não sendo possível afirmar se será "uma crise passageira ou duradoura". No entanto, ele recomendou responsabilidade e prudência.
- Não podemos ficar inertes, apenas vendo a tempestade passar. Precisamos encontrar mecanismos que resultem em medidas acautelatórias para evitar prejuízos para a economia e para os brasileiros - disse.
O senador citou exemplos de problemas enfrentados por empresas do setor metal-mecânico do Paraná, que anunciaram a retração das vendas e a suspensão de expansão das atividades. Também relatou dificuldades do setor produtor de papel e impactos da crise nas empresas ligadas à avicultura.
Na opinião do senador, o governo deveria "aprender com a crise" e promover uma reforma administrativa, fazendo cortes de gastos e aumentando a eficiência na aplicação de recursos públicos.
- O governo bateu novo recorde de arrecadação de impostos e, mesmo assim, não tem retribuído aos brasileiros com a devida responsabilidade frente à crise - opinou.
16/12/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro Dias critica aumento do superávit e das taxas de juros
Alvaro Dias propõe igualar remuneração do FAT, FGTS e poupança às taxas de juros do mercado
Alvaro Dias cobra do governo medidas que implementem o crescimento econômico
Caixa diz que redução de taxas de juros será ação contínua
FOGAÇA DEFENDE DEBATE SOBRE REDUÇÃO DAS TAXAS DE JUROS
Mauro Miranda: situação econômica exige redução das taxas de juros