Alvaro Dias diz que denúncias sobre Varig motivariam abertura de CPI



Em pronunciamento nesta quinta-feira (12), o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) comentou o depoimento da ex-diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) Denise Abreu, na Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI), sobre denúncias relativas à venda da Varig. No depoimento, Denise Abreu confirmou ter recebido pressões por parte do escritório do advogado Roberto Teixeira, amigo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, para não criar dificuldades para a venda da empresa aérea.

Para o senador, os depoimentos de Denise Abreu, do ex-presidente da Anac Milton Zuanazzi e de dois ex-diretores da agência que compareceram ao Senado, os indícios que foram a público já representariam motivo para a instalação de uma nova comissão parlamentar de inquérito (CPI).

- Mas a oposição não vai tentar - frisou, argumentando que essa decisão decorre do que classificou como "intromissão do Executivo no trabalho legislativo", conforme teria sido verificada na CPI Mista dos Cartões Corporativos.

Segundo ainda o parlamentar tucano, essa CPI Mista acabou em "pizza" porque "o governo se apossou do colegiado na tentativa de blindar culpados e preservar a ministra Dilma Rousseff".

-A doutora Denise esteve aqui e reafirmou todas as denúncias sobre a venda da Varig veiculadas pela imprensa. Confirmou a interferência indevida num processo judicial que culminou com a venda da empresa a um grupo estrangeiro, incluindo 'laranjas' brasileiros, e reiterou que sofreu pressões da Casa Civil - enfatizou Alvaro Dias, adiantando que a oposição deverá encaminhar denúncia formal baseada nos depoimentos ao procurador-geral da República.

12/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias questiona Negromonte sobre denúncias no Ministério das Cidades

Alvaro Dias pede informações ao MP sobre denúncias de irregularidades na Petrobras

Alvaro Dias comenta denúncias sobre quebra de contratos público-privado no PR

Alvaro Dias quer explicações de ministro sobre denúncias de irregularidades na Saúde

Alvaro Dias diz que novas denúncias sobre Dnit podem facilitar criação de CPI

Alvaro Dias quer que Fernando Pimentel preste esclarecimentos ao Senado sobre denúncias