Alvaro Dias diz que é preciso repensar o papel da Abin
Em discurso nesta quarta-feira (17), o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) disse que é favorável à existência de um sistema de inteligência, informação e contra-informação no país, mas observou que, para que tal sistema seja eficaz, será necessário repensar o papel da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
- O que se noticiou mais recentemente é que a Abin realizou espionagem atingindo dois Poderes da República: o Judiciário e o Legislativo. Por muito menos um Presidente da República perdeu seu mandato nos Estados Unidos da América do Norte.
Parece-me não ser essa a missão da Abin - disse.
O discurso de Alvaro Dias foi proferido em Plenário durante intervalo da reunião da Comissão de Controle de Atividades de Inteligência (CCAI), que ouviu, na parte da manhã e no começo da tarde, os depoimentos do diretor afastado da Abin, Paulo Lacerda; do diretor afastado do Departamento de Contra-Inteligência da agência, Paulo Maurício Fortunato Pinto; do diretor da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa; e o ministro chefe do gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Jorge Félix.
Alvaro Dias também elogiou a Polícia Federal pelas investigações realizadas em diversas operações, que, a seu ver, contribuem para a redução da impunidade no país, mas destacou que não é possível haver conivência para com os equívocos cometidos por integrantes da instituição.
17/09/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
AMIR LANDO DIZ QUE É PRECISO REPENSAR PACTO FEDERATIVO
Alvaro Dias diz que é preciso 'criminalizar' responsáveis por tragédias
PARA ACM É NECESSÁRIO REPENSAR PAPEL DAS FORÇAS ARMADAS
Alvaro Dias afirma que é preciso estabelecer o marco regulatório da comunicação
Senadores querem saber qual o papel da Abin
Valter Pereira: "É preciso que as Forças Armadas cumpram o seu papel constitucional"