Valter Pereira: "É preciso que as Forças Armadas cumpram o seu papel constitucional"



Ao comentar nesta quarta-feira (18) o resultado da pesquisa realizada pelo DataSenado sobre a opinião da população em relação à violência e as alternativas de solução, o senador Valter Pereira (PMDB-MS) afirmou que as Forças Armadas precisam cumprir o papel determinado pela Constituição, guardando as fronteiras e impedindo o contrabando de armas.

- Se cumprirem essa missão nas fronteiras já estarão dando uma grande contribuição, pois vão secar uma das fontes da violência no país. É preciso tirar o soldado do quartel - assinalou.

Pereira destacou que 86% dos entrevistados afirmaram que a violência aumentou e continuará aumentando. Para o senador, esse número mostra claramente a descrença da sociedade em relação ao presente e ao futuro. Ele também observou que 30% dos entrevistados indicaram a impunidade como a principal causa da violência, seguido de 26% para o tráfico de drogas e 16% para o desemprego.

O senador Renato Casagrande (PSB-ES) disse, em aparte, que no Rio de Janeiro a busca pela ajuda das Forças Armadas parece ser a última alternativa do governo estadual para combater o crime organizado. O senador Magno Malta (PR-ES) sugeriu a criação de um batalhão de guarda de fronteira, que receberia treinamento especializado nas escolas de polícia e trabalharia em conjunto com a Polícia Federal.

18/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


É preciso garantir recursos para a modernização das Forças Armadas, diz Eduardo Azeredo

PARA ACM É NECESSÁRIO REPENSAR PAPEL DAS FORÇAS ARMADAS

Dornelles destaca o papel das escolas das Forças Armadas

Valter Pereira: Constituição de 88 elevou status de direitos sociais a mandamento constitucional

Senadores destacam o papel das Forças Armadas na defesa da Amazônia

Audiência pública debate papel das Forças Armadas na defesa do pré-sal