Alvaro Dias: embaixador adverte que Mercosul "está seriamente abalado e sem perspectiva"



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) leu em Plenário trechos de artigo de Rubens Barbosa, ex-embaixador do Brasil nos Estados Unidos, publicado nesta terça-feira (9) no jornal O Estado de S. Paulo, onde ele adverte que o Mercosul "está seriamente abalado e sem perspectiva". O senador considerou lúcidas e realistas as afirmações do ex-embaixador, hoje presidente do Conselho de Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.

Alvaro Dias concordou com afirmação do ex-embaixador de que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda não se deu conta de que a fidelidade do Brasil ao projeto de integração "é a única garantia" de que o Mercosul não irá se desintegrar. Depois de lembrar que o Brasil ocupará até dezembro a presidência do bloco regional, ponderou que as medidas que vêm sendo preparadas para aprovação durante reunião do seu Conselho, prevista para Salvador, no final do ano, não serão suficientes para colocar o bloco "no caminho da revitalização".

Alvaro Dias disse esperar que o presidente Lula tenha discutido o enfraquecimento do Mercosul com a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, em seu encontro nesta semana. Para ele, o bloco é o caminho que os países da região têm para garantir a livre circulação de pessoas, bens e serviços entre os países do Cone Sul das Américas. Ele pediu que o Senado publicasse em seus anais o artigo de Rubens Barbosa.

O senador também defendeu a aprovação do projeto de lei do Executivo, em tramitação no Senado, que possibilitará aos chamados "sacoleiros" que operam entre o Paraguai e o Brasil legalizarem suas atividades como microempresários (PLC 27/08). Disse esperar que o Senado aprove, como a Câmara dos Deputados, o relatório do deputado Fernando Giacobo, incluindo projeto de sua autoria que institui o Fundo de Recuperação Econômica de Foz do Iguaçu (Funref). Esse fundo, afirmou o senador, "significará um salto de qualidade, especialmente de desenvolvimento econômico e social", para a cidade de Foz do Iguaçu.



09/09/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


ÁLVARO DIAS ADVERTE QUE GREVE PODERÁ CAUSAR DESABASTECIMENTO

‘Economia brasileira começa a fazer água’, adverte Alvaro Dias

Alvaro Dias adverte que Lula pode sofrer processo de "impeachment"

Alvaro Dias adverte sobre interesses do governo ao criar a TV Pública

Alvaro Dias quer ouvir embaixador da Bolívia sobre torcedores presos

Vídeo | Alvaro Dias diz que ações de embaixador cubano afrontam a soberania nacional