Alvaro Dias homenageia ex-procurador responsável pela denúncia do mensalão




O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) homenageou nesta segunda-feira (18) o ex-procurador da República, Antonio Fernando de Souza, que fez a denúncia contra os 38 réus citados no processo do mensalão, como ficou conhecido o escândalo de compra de votos parlamentares durante o primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele solicitou à Mesa que fosse transcrita a entrevista concedida pelo ex-procurador ao jornal Folha de S. Paulo, em que critica a demora excessiva da Polícia Federal na investigação do caso e cobra celeridade.

- Antonio Fernando de Souza constatou haver elementos suficientes para condenar os 38 réus citados na denúncia do Mensalão e reafirma que parte relevante dos valores teve origem em recursos públicos. Indagado sobre o fato de que alguns personagens terem retornado ao cenário da política e se esse fato esvaziaria o julgamento, ele rechaçou a hipótese, afirmando que essa reabilitação política não pode sugerir que tudo não passou de uma invencionice. Esse fato por si só condena o governo - afirmou.

Armas

Alvaro Dias também lamentou a notícia de corte de recursos da Polícia Federal, comprometendo seriamente a fiscalização nas regiões fronteiriças e o combate ao contrabando de armas. Ele salientou que o corte ocorre justamente num momento de grande comoção com os assassinatos de estudantes ocorridos em Realengo, Rio de Janeiro, e quando o Senado discute a hipótese de realização de um plebiscito sobre o comércio de armas.

O senador disse que a violência nos grandes centros urbanos começa na chamada tríplice fronteira, por onde entra a maior parte do contrabando de armas e do tráfico de drogas. Ele observou que o governo anuncia recursos bilionários para a Copa do Mundo, a trem-bala e as Olimpíadas, mas corta os recursos para o combate ao tráfico e ao contrabando de armas na fronteira.

- O Ipea [Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada] taxativamente afirma que 10 dos aeroportos onde teremos sedes e sub-sedes da Copa do Mundo não estarão em condições ideais por ocasião do evento - ressaltou.



18/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias: vaza informações quem é responsável pela guarda de dados

Alvaro Dias: vaza informação quem é responsável pela guarda dos dados

Alvaro Dias: julgamento do ‘mensalão’ pode valorizar STF

Alvaro Dias diz ter esperança de encerramento do julgamento do mensalão

Advogados apresentam denúncia contra Dias Toffoli por participação no julgamento do mensalão

Alvaro Dias diz confiar na imparcialidade do STF em julgamentos como o do mensalão