Alvaro Dias: IBGE informa que produção industrial começou a cair



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) leu em Plenário resultado de pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta quarta-feira (9), mostrando que a produção industrial caiu em junho em dez das 14 regiões analisadas, em comparação com o mês de maio. A queda foi de 1,7% .

- Isso é preocupante. No primeiro semestre, tivemos um crescimento da produção industrial acumulada de apenas 2,3%. Trata-se de um percentual muito baixo para um país que precisa gerar tanto emprego. Estamos vendo algo parecido com o ano passado, quando o Brasil só cresceu mais que o Haiti, entre todos os países da América Latina - disse.

Em aparte, o senador Marcos Guerra (PSDB-ES) sustentou que "a luz vermelha do crescimento está acesa" e o governo precisa adotar medidas para reverter o quadro. Guerra afirmou que os erros da política econômica estão levando empresas brasileiras de calçados e de confecções a encomendar matérias-primas das China. O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) também manifestou apreensão quando ao baixo crescimento industrial do país.

Alvaro Dias pediu que fosse transcrito nos Anais do Senado artigo do ex-presidente do Conselho Federal Ordem dos Advogados do Brasil e da OAB de São Paulo Rubens Approbato Machado, publicado nesta quarta-feira (9) na Folha de S. Paulo, sob o título "Constituinte golpista". No artigo, Approbato considera a hipótese de convocação de uma constituinte exclusiva, para tratar de reforma política, "demagógica, politicamente incorreta e juridicamente inconstitucional".

09/08/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Emprego industrial sobe 0,1% em outubro, informa IBGE

CNI: depois de dois meses de crescimento, produção industrial volta a cair em abril

Produção industrial cresce 0,4%, diz IBGE

Produção industrial cai 0,2% em abril, segundo IBGE

Produção industrial cresce 0,3% em novembro, diz IBGE

Produção industrial cresceu em 2010, diz IBGE