CNI: depois de dois meses de crescimento, produção industrial volta a cair em abril



A produção industrial de abril recuou quando comparada à do mês anterior. O índice caiu de 53,3 pontos para 47,6 pontos, interrompendo uma sequência de dois meses de crescimento, segundo dados divulgados nesta terça-feira (24) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Na avaliação dos empresários, o ritmo da atividade industrial segue pelo quinto mês abaixo do usual. Em abril do ano passado, o índice registrado foi 51 pontos. Os indicadores variam entre 0 e 100 pontos e valores acima de 50 indicam evolução positiva.

A utilização da capacidade de instalação (UCI) efetiva usual ficou em 46,2 pontos, em abril, valor menor do que o registrado em março (47,4 pontos). O percentual médio de utilização da capa­cidade instalada caiu um ponto percentual, saindo de 74% para 73% no mesmo período.

Os números também apontam acúmulo indesejado de estoques. O chamado efetivo planejado subiu de 50,5 pontos para 51,8 pontos. Os valores mostram que os estoques estão acima do nível desejado. O acúmulo é maior entre as empresas de grande porte. Neste caso, o índice alcançou 53,4 pontos em abril, contra os 51,1 registrados em março.

Mesmo com a redução dos índices que medem a atividade, os empresários do segmento continuam otimistas para os próximos seis meses. A expectativa positiva está relacionada à confiança de aumento do consumo no mercado interno visando à queda no volume exportado nos próximos meses.


Fonte:
Agência Brasil



24/05/2011 16:32


Artigos Relacionados


Produção industrial cresce 0,2% em janeiro, após dois meses de queda

Produção industrial volta a crescer em março após seis meses de queda, diz CNI

Confiança do empresário industrial volta a cair em outubro, diz CNI

Alvaro Dias: IBGE informa que produção industrial começou a cair

Depois de dois meses de incerteza, PEC paralela é aprovada em primeiro turno

Produção industrial cai 2,1% em abril