Alvaro Dias: "Julgamento dos suspeitos de participação no mensalão é fato histórico"



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) disse que, "neste cenário de desencanto nacional e de indignação diante de tantos escândalos", só o início dos debates no Supremo Tribunal Federal sobre o acolhimento das denúncias do procurador-geral da República contra os envolvidos no escândalo do mensalão "constitui-se em fato histórico". Ele acrescentou que, além disso, o fato é um "alento indiscutível, sobretudo para aqueles que desejam a recuperação da credibilidade das instituições públicas brasileiras".

Em discurso no Plenário nesta quarta-feira (22), Alvaro Dias lembrou que, o escândalo do "mensalão" nasceu no Poder Executivo e alcançou o Congresso Nacional - "uma relação de promiscuidade do Poder Executivo com o Poder Legislativo".O senador ressaltou que é preciso trabalhar para, "sobre os escombros provocados pelos últimos escândalos, edificar uma nova instituição pública brasileira, mais acreditada, respeitada e valorizada".

- Esse ato do Supremo demonstra que a CPI não terminou em pizza. Na verdade, quando se responsabilizam CPIs pela impunidade que acaba prevalecendo, não se age de maneira justa - disse o senador.

Embora reconhecendo que há razões para desencanto em relação à prevalência da impunidade, Alvaro Dias observou que "a responsabilidade pela prevalência da impunidade nem sempre é da Comissão Parlamentar de Inquérito".

Patrocínio

Alvaro Dias relatou aos colegas parlamentares que está pedindo ao Tribunal de Contas da União (TCU) que investigue a aplicação de verbas de patrocínio do Banco do Brasil (BB) e da Caixa Econômica Federal. Segundo o senador, o TCU já fez auditoria na Caixa e constatou o possível desvio de finalidade na aplicação dessas verbas. A Caixa não teria repassado as informações solicitadas, alegando "não possuir registro centralizado e informatizado".

O senador citou como exemplo a destinação de R$ 19,5 milhões em brindes do Banco do Brasil à DNA Publicidade e Propaganda, do então empresário do ramo Marcos Valério, envolvido no escândalo do "mensalão". Criticou ainda a prevalência de interesses político-partidários sobre interesses técnicos na aplicação dos recursos.



22/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias: julgamento do ‘mensalão’ pode valorizar STF

Alvaro Dias diz ter esperança de encerramento do julgamento do mensalão

Vídeo | Alvaro Dias: STF não frustrará o povo no julgamento do mensalão

Advogados apresentam denúncia contra Dias Toffoli por participação no julgamento do mensalão

Alvaro Dias quer celeridade no julgamento de envolvidos no escândalo do mensalão

Para Alvaro Dias, julgamento do mensalão pode significar fim da cultura da impunidade no país