Alvaro Dias pede fiscalização para residências do Minha Casa, Minha Vida



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) relatou visita que fez no último sábado (13) ao conjunto Bela Vista, em Londrina, construído com recursos do programa Minha Casa, Minha Vida. Segundo ele, os pouco mais de 1,2 mil habitantes do conjunto vivem em condições precárias. O senador afirmou que as edificações foram construídas com material de qualidade inferior, com rachaduras visíveis, além de não terem rede de esgoto e de a lama ser levada para dentro de casa pelas águas das chuvas.

O parlamentar destacou a falta de interação entre a administração federal e as administrações municipais para a definição das obrigações de cada esfera. O senador observou não haver, próximo ao conjunto, posto de saúde, escola ou creche.

– As mães são obrigadas a abandonar os empregos para cuidar dos seus filhos e, com isso, inviabilizam o pagamento das prestações e acabam perdendo as suas casas – afirmou Alvaro, em pronunciamento nesta segunda-feira (15).

O representante paranaense afirmou haver deficiências que são de notória responsabilidade do governo federal, como a falta de fiscalização mais rigorosa da construção das casas. Ele citou denúncia do jornal O Globo segundo a qual uma empresa, a RCA Assessoria e Controle de Obras e Serviços, utiliza uma rede de outras empresas de fachada, registradas em nomes de sócios ou funcionários, para, além de tocar as obras, financiá-las, medi-las e fiscalizá-las.

- É aquilo com que, de quando em vez, brinco, dizendo: é o cabrito cuidando da horta. Como consegue uma empresa operar em dimensões tão distintas? - indagou Alvaro Dias.

O parlamentar lamentou a falta de fiscalização e controle pelo governo federal. O parlamentar lembrou que o líder do seu partido, senador Aloysio Nunes Ferreira (SP), pediu recentemente uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU). Alvaro Dias disse ter solicitado, nesta segunda-feira (15), que o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, seja ouvido em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

O senador José Agripino (DEM-RN) parabenizou, em aparte, o pronunciamento de Alvaro Dias.



15/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Meta do Amapá é construir 8 mil residências na 2ª fase do Minha Casa, Minha Vida

Computador e livros poderão ser entregues com residências do Minha Casa, Minha Vida

Portadores de deficiência não vão pagar por adaptações em residências do Minha Casa, Minha Vida

Comissão debate obrigatoriedade de escolas junto a residências do Minha Casa, Minha Vida

Segunda fase do Minha Casa Minha Vida terá 2 milhões de novas residências até 2014

Em onze dias, governo entrega 7 mil unidades do Minha Casa Minha Vida