Alvaro Dias pede voto de pesar pela morte de Paulo Renato




O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) solicitou voto pesar pela morte do ex-ministro da Educação Paulo Renato Souza, ocorrida sábado (25), em São Roque (SP). O parlamentar lembrou que, como ministro do governo de Fernando Henrique Cardoso, Paulo Renato "comandou a universalização do ensino básico, criou o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e exame nacional de cursos, mais tarde conhecido como Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes)".

O líder do PSDB afirmou que o ministro foi também decisivo para criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) e para a consolidação do programa bolsa-escola, que acabou por dar origem ao atual bolsa-família. Alvaro Dias exaltou a gestão competente e eficiente de Paulo Renato no Ministério.

Alvaro Dias disse ter conhecido Paulo Renato quando era governador e o ministro era reitor da Universidade de Campinas (Unicamp). Lembrou sua atuação para a consolidação das universidades estaduais no país.

Além de reitor da Unicamp, Paulo Renato, natural de Porto Alegre (10/9/1945) foi vice-presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Formado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tinha mestrado pela Universidade do Chile e doutorado pela Unicamp. Foi um dos fundadores do PSDB, assinalou o líder do partido.

Em nome da bancada do PT, o senador Paulo Paim (RS) elogiou o ex-ministro e pediu para subscrever o requerimento de Alvaro Dias. Na presidência da sessão, o senador Anibal Diniz (PT-AC) também manifestou sua solidariedade. O orador seguinte, senador Wilson Santiago (PMDB-PB), também pediu para assinar o documento.



27/06/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias requer voto de pesar pela morte de ex-governador do Paraná

Alvaro Dias apresenta voto de pesar pela morte de empresário no Paraná

Alvaro Dias apresenta voto de pesar pela morte de empresário no Paraná

Alvaro Dias apresenta voto de pesar pela morte do empresário João Milanez

Suplicy pede voto de pesar pela morte do embaixador Álvaro Alencar

APROVADO VOTO DE PROFUNDO PESAR PELA MORTE DE RENATO BERBERT DE CASTRO