Suplicy pede voto de pesar pela morte do embaixador Álvaro Alencar



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) apresentou, em conjunto com o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senador Roberto Saturnino (PT-RJ), requerimento de voto de pesar pela morte do embaixador Álvaro Alencar, ocorrida na última terça-feira (16), no Rio de Janeiro.

Suplicy lembrou que Alencar foi um dos diplomatas mais importantes de sua geração, tendo contribuído principalmente no campo comercial e financeiro. Destacou sua atuação durante várias décadas no serviço público, tanto no Itamaraty como no Ministério da Fazenda, onde, segundo o senador, foi secretário de Assuntos Internacionais nas gestões dos ministros Francisco Dornelles e Dilson Funaro.

O parlamentar petista recordou que o embaixador Alencar, nascido no Rio de Janeiro, formou-se em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduou-se em Economia pela Universidade de Ottawa, Canadá. Atuou nas representações diplomáticas de Hong Kong, Suíça, Alemanha, Itália, Cuba e Estados Unidos, além de ter exercido importante papel como negociador do Brasil junto ao Clube de Paris, especialmente por ocasião da crise da dívida externa brasileira nos anos 80.

Suplicy ressaltou ainda sua atuação recente junto ao ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, na defesa e na definição das posições brasileiras nas negociações comerciais e a colaboração do embaixador para projeto de lei, aprovado no Senado, que estabeleceu mandato negociador para o Brasil nas negociações comerciais de âmbito multilateral e hemisférico.



18/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias pede voto de pesar pela morte de Paulo Renato

Suplicy pede voto de pesar pela morte do ex-jogador Sócrates

Suplicy pede voto de pesar pela morte de empresário atropelado em São Paulo

Suplicy pede voto de pesar pela morte da secretária Nacional de Renda de Cidadania

Suplicy pede voto de pesar pela morte do coordenador do Grupo AfroReggae, assassinado no Rio

Suplicy pede voto de pesar pela morte de Leon Cakoff e de congratulações para Hospital Albert Einstein