Alvaro Dias prevê apagão postal no país
O país pode amargar, já a partir da próxima terça-feira (27), um novo apagão: o postal. A previsão foi feita nesta sexta-feira (23) pelo senador Alvaro Dias (PSDB-PR). O motivo, conforme informou, é o de que os contratos celebrados no início da década de 1990 entre a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e os franqueados dos Correios expiramnesse dia.
- Esse absurdo demonstra a completa falta de planejamento e de gerenciamento do atual governo - protestou Alvaro Dias, que também condenou a intenção do Executivo de,na próxima segunda-feira (26), editar uma medida provisória (MP) prorrogando os contratos com os franqueadospara evitar que o sistema postal chegue ao caos.
Segundo o senador, o próprio Tribunal de Contas da União (TCU) já avisou que a prorrogação de contratos de prestação de serviços, a exemplo dos franqueados dos Correios, é inconstitucional, sendo necessário o processo de licitação.
Atualmente, conforme informou Alvaro Dias, existem no país 966 donos de franquias, o que representa 23% do total das agências.
CPMF
O senador pelo Paraná também voltou a condenar a prorrogação da Contribuição Provisória de Movimentação Financeira (CPMF). Para ele, o governo vem registrando excesso de arrecadação, razão pela qual não se justifica a prorrogação do imposto, que classificou de injusto.
Como exemplo, informou que no último mês de outubro foi registrado novo recorde de arrecadação - R$ 74 bilhões -, representando um aumento de 12% em relação a outubro do ano passado.
Alvaro Dias protestou ainda contra a detenção, pelo Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST), de três jornalistas, ocorrida na última quarta-feira (21) na cidade de Cascavel, região oeste do estado do Paraná. Para o senador, a detenção representou uma agressão a uma das mais respeitadas instituições brasileiras: a imprensa.
23/11/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro Dias prevê "apagão postal"
Alvaro Dias prevê prejuízos ao país com aumento da taxa de juros
Alvaro Dias diz que "apagão logístico" é inevitável
Alvaro Dias: Se não houver investimentos em infraestrutura, haverá apagão no médio prazo
Alvaro Dias cobra do governo análise das causas do apagão e o atribui à incompetência administrativa
Alvaro Dias pede mais investimentos em infra-estrutura para evitar "apagão" logístico