Alvaro Dias protocola requerimento de CPI mista para investigar crimes financeiros no futebol



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) e o deputado Sílvio Torres (PSDB-SP) protocolaram na Mesa do Congresso, nesta terça-feira (30), requerimento de criação de comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) para investigar operações financeiras suspeitas envolvendo clubes de futebol, seus jogadores e empresários.

O foco inicial da CPMI é a suspeita de que jogadores do Sport Club Corinthians Paulista teriam recebido seus salários em contas no exterior para evitar o pagamento de impostos, cometendo crimes de evasão de divisas e sonegação fiscal, por meio do contrato entre o clube e a empresa MSI (Media Sports Investment). A comissão já está sendo chamada pela mídia de "CPI do Corinthians".

- A CPMI pretende investigar clubes, empresários e jogadores para verificar a ocorrência de crimes de lavagem de dinheiro, evasão fiscal, sonegação de impostos e crimes contra a ordem tributária - explicou o senador Alvaro Dias.

O requerimento conta com a assinatura de 38 dos 81 senadores e 209 dos 513 deputados. Para a abertura de uma investigação, são necessárias as assinaturas de 171 deputados e 27 senadores. Para a instalação definitiva da comissão, o requerimento precisa ser lido em sessão conjunta do Congresso, que de acordo com o regimento, é convocada pelo presidente do Senado. Com a licença do senador Renan Calheiros, esta prerrogativa passa a ser do 1º vice-presidente da Câmara, deputado Nárcio Rodrigues (PSDB-MG).

Alvaro Dias lembrou que centenas de jogadores foram negociados com clubes no exterior nos últimos anos:

- Há que se conferir no Banco Central o registro destas operações, se foram legais ou não - disse.

O senador também disse estranhar a suposta movimentação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para convencer parlamentares a retirarem a assinatura do documento. Representantes da CBF argumentam que a investigação seria prejudicial à imagem do país, que sediará a Copa de 2014.

- Se há algo a esconder, isso fortalece o trabalho da CPI - avaliou Dias.



30/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias apresenta requerimento para investigar evasão de divisas no futebol

Alvaro Dias anuncia esforço por CPI mista para investigar Petrobras

Oposição protocola pedido de criação de CPI Mista para investigar a Petrobras

Arthur Virgílio protocola novo requerimento para criação de CPI mista

Álvaro Dias espera que a Justiça puna culpados por crimes no futebol

Sarney recebe requerimento para criação de CPI Mista com objetivo de investigar caso Parmalat