Alvaro Dias: PSDB quer investigação de Carlos Lupi por crime de responsabilidade
O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) anunciou, nesta quarta-feira (16), a apresentação pelo PSDB de mais uma representação contra o ministro do Trabalho Carlos Lupi, à Procuradoria-Geral da República (PGR). O objetivo do partido é a abertura de investigação contra o ministro no Supremo Tribunal Federal (STF) por crime de responsabilidade. Em depoimento na Câmara, Lupi teria mentido ao afirmar não conhecer Adair Meira, responsável por ONGs que mantêm convênios com o ministério.
- Além das irregularidades denunciadas, que passam por cobrança de propinas, utilização de avião e a utilização também de diárias frias, o ministro, de forma atabalhoada na Câmara dos Deputados, como um boquirroto despreparado, faltou com a verdade e insultou o Congresso Nacional e a sociedade brasileira. Esse insulto não pode ficar sem reparação. Ficou comprovado que o Ministro mentiu, e a mentira oficial é crime de responsabilidade - disse Alvaro Dias.
O líder do PSDB também destacou a aprovação, pela manhã, de requerimento para ouvir Carlos Lupi na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), a respeito das denúncias de irregularidades. A audiência pública ocorrerá nesta quinta-feira (17).
Na opinião do parlamentar, Lupi deveria deixar o Ministério do Trabalho rapidamente. Sua permanência no governo, avaliou, significa um "ato de omissão da Presidência da República".
- Mais do que omissão, de conivência, mais do que conivência, de cumplicidade. Certamente, o desgaste político é inevitável - insistiu.
Alvaro Dias também pediu que a presidente Dilma Rousseff modifique os critérios para a indicação de ocupantes de altos cargos. Em sua opinião, atualmente o processo não leva em conta competência, qualificação técnica e probidade, mas sim a compensação pelo apoio no Congresso, que permite a aprovação de todas as medidas propostas e impede a oposição de investigar denúncias de corrupção no governo.
O senador também voltou a defender a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apresentar um diagnóstico das "falcatruas" praticadas nos últimos anos.
- Desde o escândalo do mensalão, são tantos os escândalos que nos acostumamos a eles, transformaram-se em rotina, no dia a dia da vida pública neste país - disse Alvaro Dias, acusando o governo de "banalizar a corrupção".
16/11/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro Dias anuncia representação do PSDB contra Lupi e quer ouvi-lo na CAS
Alvaro Dias quer que Mesa advirta Lula sobre possível crime de responsabilidade
Alvaro Dias requer envio de ofício alertando Lula sobre possível crime de responsabilidade
ÁLVARO DIAS QUER RESPONSABILIDADE FISCAL APROVADA SEM ALTERAÇÕES
Alvaro Dias quer PSDB contra a prorrogação da CPMF
Alvaro Dias: PSDB terá a 1ª Secretaria e quer a Comissão de Infraestrutura