Alvaro Dias quer que Mesa advirta Lula sobre possível crime de responsabilidade



Ao protestar contra a recusa da Casa Civil da Presidência da República de fornecer detalhamento dos gastos com os cartões corporativos, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) requereu à Mesa do Senado expedição de ofício à ministra Dilma Rousseff e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva advertindo-os de que poderão estar incorrendo em crime de responsabilidade ao negar as informações solicitadas pelo parlamentar.

- O povo brasileiro tem o direito de saber onde estão gastando o seu dinheiro, por que o governo federal gasta tanto e vai se tornando campeão dos gastos na história da administração pública, por que é tão perdulário e por que fecha os olhos e não combate a corrupção que é latente e visível - afirmou Alvaro Dias.

O senador pelo Paraná lembrou que em resposta ao seu primeiro requerimento cobrando informações sobre os cartões corporativos, a Casa Civil respondeu que a documentação era abundante o que tornava impossível sua remessa ao Senado. Alvaro Dias, então, solicitou a designação de um auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) para analisar a papelada no próprio Palácio do Planalto.

Inicialmente a Casa Civil permitiu que o auditor trabalhasse na documentação, mas, segundo Alvaro Dias, o funcionário do TCU foi impedido de prosseguir na averiguação logo em seguida.A alegação da Casa Civil foi de que as informações sobre os gastos com os cartões corporativos dizem respeito "à segurança da sociedade e do Estado brasileiro". O senador acredita que o real motivo seria a possibilidade de o auditor descobrir mau uso do dinheiro público pelo gabinete do presidente Lula.

Prosseguindo na sua tentativa de desvendar o que considera "a caixa-preta dos cartões corporativos", Alvaro Dias recorreu à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e pediu que ela analisasse a juridicidade do seu pedido de informações. A CCJ aprovou parecer do então senador João Bastista Motta atestando que por mais reservado que seja, nenhum gasto publico pode ser afastado de prestação de conta e da fiscalização congressual.



19/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias requer envio de ofício alertando Lula sobre possível crime de responsabilidade

Alvaro Dias: PSDB quer investigação de Carlos Lupi por crime de responsabilidade

Alvaro Dias quer informações sobre gastos da filha do presidente Lula

Viagem de Lula ao Paraná é crime eleitoral, diz Alvaro Dias

ÁLVARO DIAS QUER RESPONSABILIDADE FISCAL APROVADA SEM ALTERAÇÕES

Alvaro Dias quer apuração de denúncia sobre motivo que teria levado Lula a vetar indicação de Cesar Asfor