Alvaro Dias quer que Lula assuma negociações com Evo Morales
O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) exigiu que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assuma pessoalmente as negociações com o presidente da Bolívia, Evo Morales, diante das novas ameaças feitas às empresas brasileiras instaladas naquele país, na IV Cúpula da América Latina e Caribe/União Européia, em Viena, nesta quinta-feira (11). Morales manifestou a determinação de expropriar as empresas estrangeiras com investimentos em gás e petróleo na Bolívia, em particular a Petrobras, bem como, a de expulsar produtores de soja brasileiros por supostamente produzirem em solo boliviano de modo inconstitucional.
Para Alvaro Dias, não só o governo deve dar explicações sobre as condições em que foram realizados os contratos com as empresas brasileiras, mas principalmente preservar direitos adquiridospelo Brasil na Bolívia.
- A ameaça tem que ser considerada pelo Brasil e, sobretudo, pelo presidente Lula com a necessária prudência. O presidente da Bolívia diz que vai agir com dureza em relação a investimentos externos no país que, hoje, são considerados dispensáveis e se nega, inclusive, a indenizar investimentos realizados e patrimônios constituídos - alertou o parlamentar.
O presidente boliviano teria se queixado, segundo Alvaro Dias, de que, antes de anunciar a nacionalização dos recursos minerais daquele país, teria tentado se comunicar com o presidente Lula, e teria tido o pedido negado por seus assessores. A própria oposição, destacou o parlamentar, teria alertado, em tempo hábil, antes, portanto, de a crise com a Bolívia atingir seu ápice, que era necessário o governo brasileiro comandar as negociações em curso, diante das ameaças crescentes reveladas pelas afirmações de Evo Morales de que a segurança jurídica de contratos era da alçada do Executivo e não do Judiciário.
- O presidente da República minimizou o episódio. Enviou um emissário,embora a oposição insistisse que o assunto fosse tratado de chefe de Estado para chefe de Estado - reclamou.
11/05/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro Dias critica Lula por suposta missão de José Dirceu para negociar com Morales
Cristovam quer que presidente Lula assuma discussão sobre destinação dos recursos do pré-sal
Alvaro Dias quer informações sobre gastos da filha do presidente Lula
Alvaro Dias quer que Mesa advirta Lula sobre possível crime de responsabilidade
Alvaro Dias lamenta fracasso de negociações na OMC
Alvaro Dias quer apuração de denúncia sobre motivo que teria levado Lula a vetar indicação de Cesar Asfor