Alvaro Dias questiona isenção de Toffoli para atuar no STF
Ao fazer suas argüições ao advogado-geral da União, José Antonio Dias Toffoli, indicado para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) avaliou que são muitas as questões em exame no STF que passaram pelas mãos ou contaram com a participação do candidato. Tal situação, avaliou, acabará forçando que Toffoli se manifeste impedido em todas elas.
- Assim, se o senhor for aprovado para o Supremo, terá que estar sempre de férias. Isto pode também ser considerada uma reputação ilibada? - indagou o parlamentar.
Para o senador, o notório saber jurídico de Toffoli pode ser questionado, já que o indicado não possui livros publicados, não foi aprovado em concursos para juiz, não possui cursos de mestrado ou doutorado e nem atuou em grandes questões jurídicas.
Em resposta, Toffoli voltou a repetir que se manifestará impedido ou sob suspeição quando o processo assim demandar. Em outros processos, porém, o advogado reafirmou que não vê dificuldade em julgar com isenção e imparcialidade.
- Não vou agir atrelado ao meu passado. É uma página nova que se abre e minha ligação com a defesa de causas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é uma fase encerrada da minha vida - afirmou Toffoli.
Sobre sua formação, Toffoli disse que optou pela advocacia, lembrando a nobreza dessa atividade na aplicação do Direito, motivo pelo qual não se dedicou à vida acadêmica. A seu favor, ele citou os cinco anos que atuou como assessor parlamentar na Câmara, quando disse ter aprendido como funciona o Parlamento brasileiro.
Sobre não ter sido aprovado em concurso público, Toffoli leu texto do jurista Paulo Bonavides em que o autor diz que o concurso é apenas uma das formas de avaliação do saber jurídico. "Este é um fato da minha vida, da minha história. Eu fiz a opção pela advocacia", repetiu o candidato.
Mais informações a seguir
30/09/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro Dias critica Lula pela indicação de Toffoli para o STF
Alvaro Dias diz que Toffoli está envolvido diretamente em muitas questões em julgamento no STF
Alvaro Dias questiona déficit da Previdência
Alvaro Dias questiona critérios de avaliação do Enem
Alvaro Dias questiona no STF empréstimos do BNDES a Cuba e a Angola
Alvaro Dias questiona investimento federal em inovação tecnológica