Álvaro Dias reivindica políticas de emprego para o Brasil
O senador Álvaro Dias (PDT-PR) conclamou os candidatos à Presidência da República e aos governos estaduais a incluírem em suas plataformas eleitorais propostas para combater o desemprego que, no momento, representa o problema mais grave que o Brasil enfrenta. Ele lembrou que, de acordo com o IBGE, 8 milhões de brasileiros estão desempregados.
- Temos o terceiro maior contingente de desempregados no mundo, atrás apenas da Índia e da Indonésia. Isso representa um vexame com o qual não podemos nos conformar - disse o senador.
Segundo Álvaro Dias, a situação do desemprego em seu estado, o Paraná, é ainda pior do que a do Brasil, alcançando 9,3% da força de trabalho, ou 400 mil pessoas. Até 2006, 350 mil jovens devem entrar no mercado de trabalho, agravando o problema, pois o crescimento da oferta de emprego no período dificilmente excederá 2% ao ano, explicou.
O senador entende que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) pode vir a se constituir no núcleo de um programa de geração de empregos, se seus investimentos forem direcionados para a agroindústria, a construção civil e a dinamização das pequenas e microempresas de todas as áreas. Estes são os setores onde a geração de empregos pode ser mais rápida e mais barata, afirmou.
Álvaro Dias lembrou a aprovação, pelo Senado, de projeto de sua autoria visando a estimular as pequenas empresas, incentivando seu desenvolvimento e sua entrada no mercado formal, por meio da redução dos impostos e da burocracia.
- A proposta está dormindo nas gavetas da Câmara. Não sei por que os deputados têm tanta má vontade com as propostas vindas de senadores - lamentou.
O senador ressaltou a importância dos programas de aprimoramento da mão de obra que, além de permitir ao trabalhador o acesso a um mercado de trabalho cada vez mais exigente, acaba atraindo investimentos. Trata-se de um círculo virtuoso de desenvolvimento, onde qualificação e investimentos se combinam para criar cada vez mais empregos - afirmou.
O senador pelo Paraná afirmou que as sugestões para gerar empregos no Brasil são inúmeras. O importante é dar início aos programas, tirando-os do papel, de preferência numa ação conjunta entre as três esferas da administração pública: federal, estadual e municipal, concluiu Álvaro Dias.
06/05/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro Dias reivindica paz no campo para que empresário rural possa trabalhar
Alvaro Dias reivindica a recuperação econômica de Foz do Iguaçu
Brasil apresenta políticas de emprego para G20
ÁLVARO DIAS QUER MAIS CREDIBILIDADE PARA AS INSTITUIÇÕES POLÍTICAS
ÁLVARO DIAS QUER MAIS CREDIBILIDADE PARA AS INSTITUIÇÕES POLÍTICAS
Brasil apresenta no México e na Argentina políticas de emprego brasileiro