Alvaro Dias relata visita ao Paraguai e volta a defender legalidade de ‘impeachment’ de Lugo



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) defendeu, nesta segunda-feira (9), a validade do impeachment do ex-presidente do Paraguai Fernando Lugo. O senador visitou o país vizinho, na última semana, e ouviu o presidente da Suprema Corte do Paraguai, que afirmou que a ação de inconstitucionalidade movida por Lugo não apresentou elementos jurídicos consistentes que pudessem invalidar o processo.

– Na Suprema Corte, ouvimos as considerações jurídicas do seu presidente, justificando a validade dos procedimentos adotados, corretos constitucionalmente e transparentes politicamente – relatou.

O senador lembrou que a destituição do presidente foi feita por meio de voto aberto e que o acusado teve direito de defesa. Ele ressaltou que Lugo não apareceu pessoalmente para se defender e que os advogados que o representavam não utilizaram todo o tempo que possuíam.

Lembrando as relações históricas entre os dois países, Alvaro Dias afirmou que os paranaenses têm forte presença na vida do Paraguai e que muitos até se mudaram para lá.

– Não é de hoje que nos inserimos no debate que se trava quando acontecimentos políticos no Paraguai influenciam a vida de brasileiros. Por essa razão, desde os primeiros momentos, posicionamo-nos relativamente ao impeachment de Fernando Lugo – destacou.

Além da reunião com o presidente da Suprema Corte, o senador contou que esteve também com o novo presidente, Frederico Franco, e com parlamentares do Congresso do Paraguai, buscando explicações sobre as razões do impeachment. Ele disse que, desde seus primeiros anos de atividade pública, mantém proximidade com assuntos do país vizinho.

Em resposta a aparte do senador Blairo Maggi (PR-MT), que indagou sobre a condição dos brasiguaios, Alvaro Dias explicou que há um apelo dessas pessoas à presidente Dilma Roussef para que ela reveja a posição adotada pelo Brasil em relação ao Paraguai.

– Na opinião dos brasileiros não houve rompimento do estado de direito democrático. Ao contrário, restabeleceram-se a ordem, a paz e a tranqulidade no país, especialmente nos campos onde vivem mais os brasileiros, trabalhando e produzindo – afirmou.



09/07/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado do Paraguai decide pelo ‘impeachment’ de Fernando Lugo

Comissão do Senado ouve parlamentares do Paraguai sobre impeachment de Lugo

Alvaro Dias volta a defender CPI da Corrupção

Álvaro Dias volta a defender prioridade para votação da Emenda 29

Alvaro Dias volta a defender CPI para investigar corrupção no Ministério dos Transportes

Marta Suplicy relata novo crime e volta a defender criminalização da homofobia