Alvaro Dias será o novo líder do Bloco da Minoria



O senador José Jorge (PFL-PE) anunciou nesta quarta-feira (3) que está deixando, após um ano, a liderança do Bloco Parlamentar da Minoria no Senado - formada por PFL e PSDB. O novo líder será Alvaro Dias (PSDB-PR). Ao discursar em Plenário, José Jorge declarou que "a relevância dessa função foi destacada pelo legislador constituinte, que incluiu o líder desse bloco entre os membros do Conselho da República, órgão superior de consulta do presidente da República".

José Jorge lembrou ainda que a constituição de blocos parlamentares está prevista no regimento interno do Senado, em seu artigo 61, assim como a formação do bloco da minoria, no artigo 65. Ele também lembrou que, há cerca de um ano, no dia 4 de maio de 2005, Sérgio Guerra (PSDB-PE) lhe transmitia o cargo que ele agora transmite para o senador Alvaro Dias.

Entre os temas de que tratou como líder do Bloco da Minoria, José Jorge apontou a descoberta do esquema de favorecimento de parlamentares da base de apoio do governo (o esquema do "mensalão"); o esquema de financiamento ilegal chamado de "valerioduto"; o "desagradável" recorde da dívida pública do país, que atingiu R$ 1 trilhão; e os "fracassos" na condução da política externa do governo Lula.

O senador também enfatizou que foi relator do projeto de reforma eleitoral e da emenda constitucional que tratava da reforma do Judiciário, além de ter sido o autor do substitutivo que cria o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Por meio de apartes ao seu discurso, José Jorge foi homenageado tanto por senadores da oposição como por governistas: Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), José Agripino (PFL-RN), Jefferson Péres (PDT-AM), Lúcia Vânia (PSDB-GO), Ramez Tebet (PMDB-MS), Arthur Virgílio (PSDB-AM), Cristovam Buarque (PDT-DF), Flexa Ribeiro (PSDB-PA), César Borges (PFL-BA), Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC), Osmar Dias (PSDB-PR), Almeida Lima (PMDB-SE), Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), Mão Santa (PMDB-PI), Edison Lobão (PFL-MA), Tião Viana (PT-AC), Heráclito Fortes (PFL-PI), João Tenório (PSDB-AL), Romero Jucá (PMDB-RR) e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

03/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Raimundo Colombo é o novo líder da minoria

Mário Couto é o novo líder da minoria no Senado

Efraim anuncia que Sérgio Guerra é novo líder da minoria

Alvaro Dias pede que novo líder do governo apoie comparecimento de Fernando Pimentel à CCJ

Gim Argello é líder de novo bloco formado por PTB, PR e PSC

SUPLICY É O NOVO LÍDER DO PT E DO BLOCO OPOSIÇÃO