Alvaro Dias solicita voto de pesar pelo falecimento do jornalista Armando Nogueira
O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) apresentou requerimento solicitando voto de pesar pelo falecimento, nesta segunda-feira (29), do jornalista e cronista esportivo Armando Nogueira. O parlamentar lembrou que Armando Nogueira foi um dos criadores do Jornal Nacional e destacou-se tanto no campo da administração como comentarista, articulista e escritor.
- Inteligência rara, seus colegas de profissão sempre o reverenciaram, colocando-o num patamar superior - afirmou o senador.
Entre outras realizações, disse Alvaro Dias, Armando Nogueira escreveu dez livros sobre esportes e o texto do documentário Pelé Eterno. Em sua homenagem, o senador leu algumas frases famosas do jornalista: "Pelé é tão perfeito que se não tivesse nascido gente, teria nascido bola"; "Para Mané Garrincha, o espaço de um pequeno guardanapo era um enorme latifúndio"; "No futebol, matar a bola é um ato de amor. Se a bola não quica, mau-caráter indica"; "Os cartolas pecam por ação, omissão e comissão"; "A bola é uma flor que nasce nos pés de Zico, com cheiro de gol".
Para Alvaro Dias, o cronista escrevia "com poesia, lirismo, encantamento e competência profissional".
- Ele foi sempre um símbolo da liberdade de expressão, porque tinha a capacidade de exteriorizar o seu pensamento como poucos neste país, e o fazia com estilo. O que escrevia era sempre perfeito sob o ponto de vista da retórica e sempre muito eficiente sob o ponto de vista do conteúdo, mas, acima de tudo, com uma beleza plástica que encantava os que o ouviam e os que tinham oportunidade de ler seus textos - afirmou o senador.
29/03/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senadores apresentam voto de pesar pelo falecimento do pai de Alvaro Dias e Osmar Dias
Alvaro Dias apresenta voto de pesar pelo falecimento de arcebispo de Maringá
SENADO APROVA VOTO DE PESAR PELO FALECIMENTO DE JORNALISTA
Aprovado voto de pesar pelo falecimento do jornalista Flamarion Mossri
Renan solicita voto de pesar pelo falecimento do empresário alagoano e ex-deputado estadual Noé Simplício
Simon requer voto de pesar pelo falecimento do jornalista Fernando Gasparian