Aprovado voto de pesar pelo falecimento do jornalista Flamarion Mossri
O Plenário do Senado enviará voto de pesar à família do jornalista Flamarion Mossri, pelo seu falecimento, aos 71 anos, de acordo com requerimento dos senadores Heráclito Fortes (PFL-PI) e Arthur Virgílio (PSDB-AM).
Na justificação do pedido, Virgílio disse que Flamarion, que cobriu durante muitos anos o Congresso para os jornais O Estado de S. Paulo, O Globo e o Jornal do Brasil, viveu em função da notícia e seu apego à instituição parlamentar era notório e reconhecido por senadores e deputados.
Considerado um dos mais consagrados jornalistas do país, Flamarion foi lembrado também por Heráclito Fortes pelo seu senso de humor. Heráclito afirmou que o jornalista sempre procurava ajudar as pessoas perseguidas pelo regime militar, como o atual ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, de quem era cunhado.
O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) disse que testemunhou a ação do jornalista nos tempos difíceis da ditadura. Já o senador Marco Maciel (PFL-PE) destacou a capacidade de Flamarion e sua dedicação aos amigos, enquanto o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) frisou as qualidades de Flamarion como profissional.
De acordo com o senador Pedro Simon (PMDB-RS), na luta pela reabertura democrática, "Flamarion Mossri não foi apenas um jornalista, foi um lutador". O senador Hélio Costa (PMDB-MG) lembrou que, quando foi deputado constituinte, testemunhou o respeito que todos tinham pelo jornalista. O senador Edison Lobão (PFL-MA), que chegou a Brasília, em 1962, disse que tornou-se seu colega de profissão e amigo.
O presidente José Sarney associou-se às homenagens prestadas ao jornalista e lembrou que, em 1960, Flamarion estava à frente dos pioneiros que fizeram Brasília.
16/03/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
SENADO APROVA VOTO DE PESAR PELO FALECIMENTO DE JORNALISTA
Simon requer voto de pesar pelo falecimento do jornalista Fernando Gasparian
Alvaro Dias solicita voto de pesar pelo falecimento do jornalista Armando Nogueira
Aprovado voto de pesar pelo falecimento de Bruno Segalla
Aprovado voto de pesar pelo falecimento de René Dreifuss
Aprovado voto de pesar pelo falecimento da mãe de Lúcio Alcântara