Alvaro Dias: 'virar a página' sobre Palocci é crer na 'impunidade absoluta'




Em pronunciamento em Plenário nesta quarta-feira (8), o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) defendeu a investigação das suspeitas de enriquecimento ilícito do ex-ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, afirmando que o Brasil atravessa uma "crise de proporções e de consequências imprevisíveis". Para ele, a demissão de Palocci não encerra o assunto.

- Essa página não pode ser virada sem que se busque a verdade e se esclareça à opinião pública brasileira sobre as denúncias que impactaram fortemente o país. Quando o ministro Palocci pede demissão e as pessoas imaginam que podemos virar a página, acreditam na impunidade de forma absoluta.

Alvaro Dias lembrou denúncias contra Palocci, desde seu mandato como prefeito de Ribeirão Preto (SP), destacando a série de suspeitas durante o primeiro governo Lula, que culminou na quebra ilegal do sigilo bancário do caseiro Francenildo Santos Costa.

- Não há como afirmar, agora que o ministro deixou de ser ministro, e deixou de ser homem público, passou a ser cidadão comum e deve responder apenas na Justiça. Não há com dissociá-lo. Se não há esclarecimentos, estamos autorizados a pressupor que há, sim, envolvimento da campanha eleitoral da presidente eleita na movimentação financeira da empresa do senhor Palocci.

Apesar de lamentar a falta de assinaturas necessárias para uma CPI, o parlamentar assegura que a oposição continuará acompanhando o desdobramento dos fatos no Ministério Público Federal. E manifestou sua esperança de que aumente a transparência dos atos governamentais no Brasil. 

Plano Real

Alvaro Dias registrou o lançamento do livro Saga Brasileira - a longa luta de um povo por sua moeda, da jornalista Miriam Leitão, sobre o processo de estabilização da economia. Citando os economistas Hélio Duque e Pérsio Arida, o senador enalteceu o livro por desvendar a origem da hiperinflação que atingiu o Brasil até 1994 e relatar a história do Plano Real em linguagem simples:

- Miriam Leitão, sem dúvida, resgata, para conhecimento das novas gerações que não conheceram o câncer inflacionário, o que significa ter uma moeda estabilizada - declarou.

08/06/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias anuncia coleta de assinatura para CPI sobre Palocci

Hartung diz que é hora de virar página e trabalhar uma agenda

Alvaro Dias: 'Lula escancarou as portas para a corrupção e a impunidade'

Alvaro Dias sugere que Palocci se defenda de acusações

Alvaro Dias defende saída de Palocci do Ministério da Fazenda

Para Alvaro Dias, julgamento do mensalão pode significar fim da cultura da impunidade no país