Amapá sedia Conferência de Assistência Social
Desde quarta-feira (2), usuários, gestores, trabalhadores e conselheiros da assistência social do Amapá se reúnem em Macapá para avaliar as políticas e programas da área e definir estratégias para o aprimoramento da gestão e do financiamento do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Representantes de todos os municípios amapaenses participam da 9ª Conferência Estadual de Assistência Social, que termina nesta sexta-feira (4).
A coordenadora geral dos Serviços Sociassistenciais a Famílias, Maria Helena Tavares, representa o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) no evento. Todas as etapas estaduais foram precedidas por encontros municipais, quando foram escolhidos os delegados participantes.
Os encontros são preparatórios para a 9ª Conferência Nacional de Assistência Social, que será realizada entre os dias 16 e 19 de dezembro deste ano, em Brasília. Até o momento, Mato Grosso, Goiás, Alagoas, Amazonas, Sergipe, Pará, Bahia e Rondônia já realizaram suas conferências. São Paulo e Ceará finalizam seus encontros estaduais nesta quinta-feira. O evento nacional acontece a cada dois anos e são esperadas duas mil pessoas em 2013.
Amapá
Na conferência estadual, os participantes terão mesas redondas sobre a gestão e o financiamento do Suas, trabalhos de grupo e escolherão os delegados que representarão o Amapá no encontro nacional. Em 2012, o estado recebeu mais de 6,4 milhões para apoiar a gestão do Suas e do Programa Bolsa Família e realizar programas e ações de proteção social.
O MDS também financia 22 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), sete Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), dois Centros Pop (para população em situação de rua), além de seis equipes volantes de assistência social e uma lancha da assistência social para atender famílias extrativistas e ribeirinhas em vulnerabilidade social.
Quanto à transferência de renda, 52.519 famílias do estado receberam o benefício do Bolsa Família no mês de setembro num valor total de mais de R$ 9 milhões. Já o Benefício de Prestação Continuada (BPC) transferiu, em agosto, um salário mínimo para 20.374 pessoas idosas e com deficiência totalizando mais de R$ 13,8 milhões.
Serviço:
9ª Conferência Estadual de Assistência Social do Amapá
Quando: de quarta (2) a sexta (4), das 9h às 18h
Onde: Auditório da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) – Av. Presidente Vargas, nº 650 – Centro - Macapá (AP)
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social
03/10/2013 17:00
Artigos Relacionados
Brasília sedia Conferência Nacional de Assistência Social
ES recebe Conferência de Assistência Social
BA e SP recebem Conferência de Assistência Social
Conferência de assistência social reúne 3 mil participantes
RN realiza Conferência Estadual de Assistência Social
MA realiza Conferência Estadual de Assistência Social