Amazonas já cadastrou mais de mil famílias no programa Águas para Todos



Cerca de 1,2 mil famílias foram cadastradas até a semana passada. As primeiras instalações estão previstas para maio

 

Moradores de comunidades isoladas no interior do Amazonas que sofrem com falta de água potável começaram a ser cadastrados pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), no programa Água para Todos. As missões de registro começaram há duas semanas com cadastro de famílias em Manaquiri, Itacoatiara, Anamã, Caapiranga e Manacapuru.

Mais de 10,1 mil famílias em 16 municípios serão contempladas com o programa Água para Todos. O programa consiste na instalação nas casas de um sistema de captação de água da chuva. Cada residência incluída vai ganhar telhados novos (quando necessário), calha e uma caixa de dois mil litros para a reserva da família, nas casas em terra firme, e 500 litros nas palafitas.

A cada agrupamento de 25 casas será instalada uma caixa para a reserva comunitária, com capacidade para armazenar cinco mil litros de água. O programa também prevê a distribuição regular de hipoclorito por agentes de saúde da Fundação de Vigilância em Saúde para o tratamento da água.

A utilização de água da chuva para o consumo humano é uma alternativa que tem sido empregada em diversas partes do Brasil, principalmente na região Nordeste que enfrenta o problema histórico da seca. Na região amazônica, a medida deve alcançar 10,1 mil famílias, o equivalente a mais de 50 mil pessoas, que residem em comunidades distantes, que vivem em situação de vulnerabilidade social e enfrentam o problema da falta de água potável e do isolamento nos período de vazante do rio.