Ameaça de greve no setor aéreo preocupa Ana Amélia



Ao final do debate sobre a fusão de companhias aéreas, realizado nesta terça-feira (11) na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), a senadora Ana Amélia (PP-RS) manifestou preocupação com a possibilidade de greve de aeronautas e aeroportuários. De acordo com sindicatos das categorias, a paralisação poderá ocorrer na próxima quinta-feira (13), caso não haja avanço nas negociações com as empresas aéreas.

VEJA MAIS

– A greve afetará todo o funcionamento do país – disse, ao apontar reflexos também no Congresso. Ela lembrou a mobilização de prefeitos, prevista para esta quarta-feira (12), para acompanhar a votação do pedido de urgência para o exame de veto presidencial ao projeto que distribui royalties do petróleo.

No debate realizado na CAS, Graziella Baggio, diretora do Sindicato Nacional dos Aeronautas, relatou a insatisfação dos trabalhadores com o não atendimento de reivindicações que vão desde reajuste salarial, passando pelo fim de demissões arbitrárias e por uma solução para os ex-funcionários da Varig.

Também presente ao debate, Daniela Crema, representante da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), informou que a agência busca sensibilizar empresas e sindicatos quanto aos impactos da greve neste momento, frente ao grande número de passageiros em viagens no final do ano, e o prejuízo que acarretaria para a sociedade brasileira.

Ana Amélia disse acreditar no entendimento pela preservação dos diretos dos trabalhadores do setor e dos usuários dos serviços, destacando o interesse do governo em evitar a paralisação.

– O governo paga um alto preço político se houver greve, pois significa que ele não intermediou adequadamente o entendimento entre trabalhadores e empresas aéreas ­– observou.



11/12/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ana Amélia se diz preocupada com greve no setor aéreo

Subcomissão discutirá ameaça de paralisação do setor aéreo

Subcomissão debate ameaça de caos aéreo

SESSÃO PLENÁRIA/ Greve dos agentes preocupa Adolfo Brito

Mário Couto ameaça apontar nomes caso o relatório da CPI do Apagão Aéreo seja rejeitado

Ana Amélia quer novas regras para recuperar sistema de transporte aéreo