Ana Amélia se diz preocupada com greve no setor aéreo



A senadora Ana Amélia (PP-RS) manifestou nesta terça-feira (11), em Plenário, sua preocupação com a possibilidade de greve de aeronautas e aeroportuários na próxima quinta-feira (13), caso não haja avanço nas negociações das categorias com as empresas aéreas. A greve é fruto da insatisfação dos trabalhadores com as demissões no setor e com as dificuldades nas negociações salariais deste ano.

Ana Amélia conversou com representantes do setor aéreo nesta terça-feira, em audiência pública promovida pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) para tratar da compra da companhia Webjet pela Gol e a consequente demissão de 850 funcionários em função desta incorporação. A audiência tratou também do aumento das passagens aéreas e da possibilidade de mais demissões com novas fusões que estariam prestes a ocorrer.

A senadora lembrou que caso se confirme a greve anunciada pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas, haverá inúmeros transtornos para os passageiros que procuram o transporte aéreo no final do ano, em sua maioria para passar as festas de Natal com seus familiares. Segundo ela, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) está intermediando as negociações, numa tentativa de sensibilizar empresas e sindicatos quanto aos impactos da greve neste final do ano.

- Eu preocupo-me muito com esse risco de haver a greve e gostaria mesmo - como senadora estou aqui à disposição - que se encontrasse, por meio da Anac ou da própria Secretaria de Aviação Civil, ligada à Presidência da República, com as companhias aéreas e o sindicado da categoria, um meio termo nessa demanda salarial - pediu.

Aerus

Ana Amélia também registrou a realização, na quinta-feira às 16h30, de manifestação no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), em protesto pela demora na solução para a questão dos aposentados e pensionistas do Instituto Aerus de Seguridade Social que, extinto, deixou de pagar os benefícios aos aeroviários aposentados pelo fundo. A senadora ressaltou que este será o sétimo Natal dos aposentados nesta situação e que esses trabalhadores recebem, em médio, 8,5% do que deveriam receber considerando suas contribuições na época de ativos.



11/12/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ameaça de greve no setor aéreo preocupa Ana Amélia

Ana Amélia quer novas regras para recuperar sistema de transporte aéreo

Ana Amélia quer ampliar direitos do passageiro em caso de alteração do bilhete aéreo

CRE debaterá crise no setor aéreo

Governo estimula negociação no setor aéreo

Plano de modernização do setor aéreo em pauta