AMORIM QUER BASA FINANCIANDO A PRODUÇÃO NA REGIÃO NORTE
Amorim anunciou a convocação da presidente do Basa, Flora Valadares, e do diretor de Crédito, José Virgulino, para deporem na Comissão de Fiscalização e Controle do Senado. "Queremos saber porque o Basa não solta dinheiro para Rondônia. Os recursos do FNO não são do Banco que somente repassa as verbas. Como sua sede é em Belém, os financiamentos contemplam quase que exclusivamente o Pará", queixou-se.
O senador por Rondônia relatou o caso de pequenos fazendeiros no município de Ji-Paraná (RO) que receberam créditos do Basa para plantar acerola, maracujá e outras frutas, no entendimento de que a produção seria aproveitada por uma fábrica de sucos. "O Basa não financiou a fábrica e os produtores estão falidos e endividados porque não tiveram a quem vender suas frutas".
Segundo Amorim, Rondônia é uma realidade distante do Basa e de sua sede. "O diretor de Crédito tem medo de andar em avião pequeno, fica em Belém, no asfalto, e só viaja até Brasília, em avião grande. A burocracia do Basa é arrogante e se sente dona do FNO. A legislação que criou o FNO obriga sua aplicação nos eixos nacionais de desenvolvimento e o eixo oeste inclui Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul".
Conforme dados apresentados pelo senador, dos R$ 92 milhões destinados, em 1999, para Rondônia, somente R$ 52 milhões foram realmente aplicados no estado. "A desculpa é inadimplência, falta de projetos. É mentira, trata-se de má vontade, falta de critério e incompetência. A verdade é que desviam o dinheiro para o mercado financeiro".
22/03/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
AMORIM QUER BNDES FINANCIANDO PRODUÇÃO E EMPREGO
Luiz Otávio elogia apoio do Basa à economia da Região Norte
Capiberibe quer prioridade para a produção pesqueira na região Norte
AMORIM PROTESTA CONTRA DISCRIMINAÇÃO DA REGIÃO NORTE
AMORIM REIVINDICA INVESTIMENTOS NA AGRICULTURA DA REGIÃO NORTE
Diretor do Dnit é ouvido sobre escoamento da produção agrícola na região Norte