Ampliação dos recursos hídricos beneficiará mais de 70 mil pessoas em dois estados



Começa nesta sexta-feira (9) o primeiro passo para a implantação do Canal de Xingó - maior empreendimento de infraestrutura hídrica do governo federal na divisa de Sergipe e Bahia. Com o lançamento do edital de elaboração do projeto básico do Canal, serão beneficiados sete municípios do semiárido nos dois estados, possibilitando a  ampliação da oferta de água na região.

O objetivo básico da obra é ampliar a oferta hídrica para o sertão semiárido de Sergipe e parte da Bahia, uma das regiões mais secas do País, buscando a universalização do acesso à água e promovendo também a inclusão produtiva, com o favorecimento da economia rural de pequenas e médias propriedades e diversos assentamentos de reforma agrária.

A previsão é que o Canal de Xingó tenha extensão superior a 300 quilômetros. A Codevasf, vinculada ao Ministério da Integração Nacional (MI), é o órgão responsável pela execução do Canal de Xingó. A construção será financiada com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e as obras serão executadas em Regime Diferenciado de Contratação (RDC), com início previsto para 2014.

Canal Xingó

O empreendimento bombeará água captada no rio São Francisco por um canal adutor para os municípios sergipanos de Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Monte Alegre de Sergipe e Nossa Senhora da Glória, além das cidades de Paulo Afonso e Santa Brígida, na Bahia. A primeira etapa do projeto terá cerca de 130 quilômetros, beneficiando cerca de 70 mil pessoas.

Com vazão máxima de 33 metros cúbicos por segundo, o Canal de Xingó terá sua nascente em Paulo Afonso, na Bahia. De lá, por gravidade, a água percorrerá os primeiros 103 quilômetros do empreendimento, de Paulo Afonso até Poço Redondo, em Sergipe, na área do perímetro de irrigação Jacaré-Curituba.

 

Fonte:

Codevasf



24/08/2013 16:37


Artigos Relacionados


Ampliação de rodovias vai desafogar gargalos na Baixada Santista e beneficiará mais de 1,6 milhão de pessoas

Transoceânica beneficiará mais de 160 mil pessoas

Recuperação de barragens beneficiará mais de 700 mil pessoas no Nordeste

Fábrica de polpa de frutas beneficiará mais de 2 mil pessoas em Minas Gerais

Núcleo da Faixa de Fronteira do Paraná beneficiará mais de 2 milhões de pessoas

Recursos Hídricos: Governo do Estado inicia construção de dois piscinões em São Bernardo do Campo