Ampliadas ações de vigilância em hospital de Porto Alegre (RS)



Foram bloquados 15 leitos de UTI e serão intensificados os procedimentos de higienização, após registro de infecção de pacientes por bactérias KPC e NDM

O Hospital Conceição, localizado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, contará com ações intensificadas de vigilância e prevenção à infecções hospitalares, especialmente pelos agentes bacterianos Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC) e a New Delhi metallo-B-lactamase-1 (NDM-1). 

O hospital registrou quatro pacientes colonizados pela NDM-1 e um caso de infecção, sendo que o paciente teve alta hospitalar. Também foram identificados 18 pacientes com a bactéria KPC. Os ministros da Saúde, Alexandre Padilha, e da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage, estiveram presentes no hospital e anunciaram o bloqueio de 15 leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Conceição.

Em parceria com as secretarias estadual e municipal da Saúde, serão abertos cinco leitos de UTI em hospitais de Porto Alegre e dez no município de Canoas. Além disso, será ampliado o número de profissionais de limpeza na UTI e em áreas fechadas do hospital, bem como o controle mais rigoroso no uso de antibióticos, além de intensificadas ações do Programa SOS Emergências.