Hospital Conceição, em Porto Alegre, passa a integrar S.O.S Emergências



Responsável por 25% dos atendimentos de emergência em Porto Alegre, o Hospital Nossa Senhora da Conceição, que faz parte do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), passa a integrar, a partir desta sexta-feira (9), o S.O.S Emergências, ação estratégica do Ministério da Saúde que tem o objetivo de qualificar e ampliar o atendimento prestado a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). 

“Não podemos nos acostumar com a realidade dos prontos socorros, como se fosse comum haver pessoas no corredor, internadas em cadeiras. Temos de nos indignarmos com essa situação e esta indignação deve ser o motor de um processo de mudança”, declarou o ministro Alexandre Padilha.

O Conceição é um dos 11 hospitais do País que receberão apoio do S.O.S Emergências, através de incentivo anual de R$ 3,6 milhões para custear a ampliação e a qualificação da assistência da emergência. Segundo o Ministério da Saúde, a unidade também poderá receber até R$ 3 milhões para aquisição de equipamentos e realização de obras e reformas na área física do pronto-socorro.

A unidade poderá, ainda, apresentar projetos para a criação de novos leitos de retaguarda e a qualificação para os leitos já existentes, com ações como aquisição de equipamentos. São considerados leitos de retaguardas enfermarias de leitos clínicos e de leitos de longa permanência, Unidades de Terapia Intensiva (UTI), Unidades Coronarianas e Unidades de Atenção ao Acidente Vascular Cerebral.

Nessa sexta-feira ministro adiantou que o programa Melhor em Casa também será instalado em Porto Alegre, com a criação de uma equipe para cada 100 mil habitantes. “Com este programa as pessoas que estão esperando leitos nos prontos-socorros poderão ter um atendimento mais humanizado dentro de casa, com médicos e enfermeiros indo visitá-los diariamente”, explicou o ministro.

Em cerimônia no Palácio Piratini, o ministro Alexandre Padilha assinou, com o prefeito José Fortunati e o governador Tarso Genro, um programa para a criação de mil novos leitos em Porto Alegre nos próximos três anos. O objetivo é estruturar a rede de atenção integral à saúde na capital gaúcha. 

Fonte:
Ministério da Saúde



09/12/2011 20:57


Artigos Relacionados


Hospital de Natal (RN) passa a integrar programa S.O.S Emergências

Dilma faz aniversário hoje e passa o dia em Porto Alegre com a família

Ampliadas ações de vigilância em hospital de Porto Alegre (RS)

SENADO APROVA EMPRÉSTIMO PARA HOSPITAL DE PORTO ALEGRE

Hospital da Restauração integra o SOS Emergências

Hospital do Amapá ganha reforço do S.O.S Emergências