Ampliado prazo para seleção de empresas no programa Cidades Digitais
Também foi prorrogado prazo para FAPs se inscreverem no programa Redes Digitais de Cidadania
As empresas especializadas em infraestrutura de telecomunicações interessadas em participar do programa Cidades Digitais poderão apresentar propostas até o dia 22 de outubro. O pregão eletrônico, previsto para ocorrer nesta quarta-feira (10), foi adiado para o próximo dia 23.
A alteração do prazo, publicada no Diário Oficial da União, foi necessária para adequar o edital à regulamentação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e ao sistema de compras eletrônicas (Comprasnet). O programa previa preferência aos produtos fabricados no Brasil, mas essa exigência não pode ser feita na aquisição de grandes lotes de equipamentos.
A seleção será realizada por lotes de municípios. No total, são sete lotes, o que abre a oportunidade para mais empresas concorrerem. As vencedoras do pregão eletrônico serão responsáveis por implantar a infraestrutura de telecomunicações nos 80 municípios selecionados pelo programa.
O programa prevê a construção de um anel de fibra óptica que interliga os órgãos públicos locais e também a implantação de aplicativos que aprimorem a gestão municipal e facilitem a vida dos cidadãos. Para participar do pregão eletrônico, é preciso acessar o site www.comprasnet.gov.br.
Redes Digitais da Cidadania
O Ministério das Comunicações também prorrogou o prazo para as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) dos estados e do Distrito Federal se inscreverem no programa Redes Digitais da Cidadania. O objetivo do programa é apoiar projetos de inclusão digital que contribuam para a melhoria da gestão municipal, estimulem a competitividade e o desenvolvimento local, entre outros resultados.
As inscrições devem ser realizadas por meio do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Siconv). Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail [email protected]. No campo “assunto”, deve-se escrever a seguinte informação: Chamamento Público nº 01/2012 – Redes Digitais da Cidadania.
Cidades Digitais
Por meio do programa Cidades Digital, as cidades recebem softwares para os setores financeiro, tributário, de saúde e educação, e os servidores públicos serão capacitados no uso específico dos aplicativos e da rede, assim como nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).
Também está prevista a instalação de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços de grande circulação em locais definidos a critério das prefeituras.
Fonte:
10/10/2012 19:23
Artigos Relacionados
Aberta seleção de municípios para projeto piloto de Cidades Digitais
Prorrogado prazo de apresentação de propostas para o projeto-piloto das Cidades Digitais
Termina nesta quarta (23) o prazo de inscrições para o projeto-piloto Cidades Digitais
Programa Cidades Digitais anuncia selecionados nesta semana
Quase dois mil municípios se inscreveram no programa Cidades Digitais
Adiada a publicação das cidades habilitadas para o Cidades Digitais