Ana Amélia anuncia sinal digital da TV Senado para Porto Alegre



A senadora Ana Amélia (PP-RS) anunciou a inauguração, marcada para a próxima segunda-feira (22),  do sinal digital aberto UHF da TV Senado e da TV Câmara, em Porto Alegre (RS), em parceria com a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Mas lamentou não poder estar presente no evento que vai assegurar para mais de 1 milhão de gaúchos o acesso ao sinal das duas emissoras, já disponível nas TVs por assinatura e por antena parabólica.

Segundo Ana Amélia, as câmaras municipais poderão procurar a TV Câmara e a TV Senado para transmitirem as informações locais.

- Isso é uma iniciativa que aproxima os legisladores da população, seja no âmbito municipal, estadual, ou mesmo federal. É uma ferramenta extremamente democrática de fiscalização, pois cada um pode acompanhar a atuação dos vereadores e também dos deputados estaduais e federais e dos senadores – afirmou a senadora.

Ana Amélia citou ainda as redes sociais, principalmente Twitter e Facebook, como ferramentas de aproximação dos legisladores com o público, especialmente úteis em períodos eleitorais.Para ela, o Alô Senado e os sites pessoais dos senadores, aliados à TV Senado e à Rádio Senado, são ferramentas poderosas para que as pessoas conheçam o trabalho dos senadores.

Lembrando o tempo em que era comunicadora, Ana Amélia afirmou que os meios de comunicação levam cidadania às pessoas. Como exemplo, citou audiências públicas realizadas em vários estados do país sobre diversos temas, como Código Florestal, seguro agrícola, assimetrias do Mercosul, endividamento dos pequenos agricultores, acidentes de moto, entre outros, que foram transmitidas pela TV Senado.

A senadora gaúcha elogiou os veículos de comunicação do Senado Federal , entre eles, a revista Em Discussão, produzida pela equipe do Jornal do Senado, que estará na próxima Feira do Livro em Brasília, no dia 10 de novembro. A 13ª edição da revista, próxima a ser lançada, traz como tema central a segurança no trânsito de motocicletas. Ana Amélia também destacou a série de reportagens da Rádio Senado intitulada Globo da Morte – Os perigos do trânsito para motociclistas, veiculada entre os dias 13 e 17 de agosto. A série é finalista do 19º Prêmio CNT de Jornalismo, da Confederação Nacional do Transporte.

Motos no trânsito

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) fez um aparte ao discurso de Ana Amélia para ressaltar o apoio à senadora na luta contra os acidentes de moto no trânsito.

- A moto está fazendo de algumas cidades brasileiras a paisagem que se tem de cidades que saíram de guerra civil, onde a mutilação é por causa de minas, por causa de balas na disputa. A gente não pode deixar que o país tenha uma paisagem de guerra civil pela incompetência de motoqueiros, pela incompetência de governantes, pela falta de educação no trânsito por todos nós – disse o senador.

- Hoje a moto é um instrumento de trabalho, ela tem uma função econômica, mas ela não pode ser uma arma para a morte, para a mutilação – disse a senadora.



19/10/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ana Amélia anuncia projeto do metrô de Porto Alegre

Dilma entrega maquinário e anuncia recursos para metrô em Porto Alegre

TV Senado será transmitida com sinal digital aberto para todas as capitais

Sinal digital da TV Senado é inaugurado em Fortaleza

TV Senado transmitirá com sinal digital em São Paulo

Curitiba terá sinal digital da TV Senado