Dilma entrega maquinário e anuncia recursos para metrô em Porto Alegre
Cinquenta e sete municípios do Rio Grande do Sul vão contar com reforço para a conservação e recuperação das estradas vicinais da região. Neste sábado (12), a presidenta Dilma Rousseff entregou mais 57 motoniveladoras pela segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) a municípios do estado com até 50 mil habitantes.
As motoniveladoras recebidas pelos municípios vão beneficiar uma população rural de mais de 162 mil pessoas, sendo 40 mil famílias de agricultores familiares. “São nessas estradas viscenais que circulam a produção da agricultura e pecuária, que é tão importante para o País”, afirmou o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas.
Com a entrega deste sábado, o Rio Grande do Sul recebeu 565 maquinários, entre retroescavadeiras e motoniveladoras. Um total de investimento superior a R$ 115 milhões. A expectativa é que sejam doados mais 800 equipamentos até 2014, sendo 455 caminhões-caçamba.
Metrô de Porto Alegre
No evento, a presidenta Dilma Roussef também anunciou oficialmente a liberação de recursos para a viabilização do Metrô de Porto Alegre. O custo total da obra de construção do metrô será de R$ 4,843 bilhões, sendo R$ 3,540 bilhões de recursos públicos, distribuídos em R$ 1,770 bilhão do governo federal (recursos OGU a fundo perdido); o valor de R$ 1,080 bilhão do governo do estado (financiamento) e R$ 690 milhões da Prefeitura de Porto Alegre (financiamento), acrescido do investimento de R$ 1,303 bilhão do parceiro privado (PPP). A prefeitura também ficará responsável pela buscar de outros R$ 195 milhões para as desapropriações necessárias para a obra. Além disso, pagará anualmente R$ 20 milhões, a título de contraprestação a partir do início da operação.
“A nossa prioridade é construir metrô nas cidades grandes. É impossível, com nossas cidades crescendo, não construir metrô. Se não fizermos isso agora, teremos na frente o problema que São Paulo enfrenta”, afirmou a presidenta, que também destacou a importância de interligar os modais de mobilidade urbana para oferecer tarifas mais baratas para a população.
O traçado
O metrô de Porto Alegre está baseado em um modelo de integração com o sistema BRT (transporte rápido de ônibus) e com o Trensurb. Para garantir a viabilidade técnica e financeira da obra, o projeto foi atualizado, otimizando o traçado e definindo estações enxutas e funcionais.
A obra prevê extensão total de 11,7 quilômetros. O traçado inclui o trecho de 10,3 km da Linha 1, do Terminal Triângulo (Zona Norte) até a Esquina Democrática (Centro Histórico) e o trecho de conexão de 1,4 km até o Complexo de Manutenção. O espaço para estacionamento e manutenção dos trens será instalado em área da Rede Ferroviária, localizada no bairro Humaitá, próximo à Estação Aeroporto do Trensurb.
A atualização do trajeto, inicialmente estendido até as proximidades da Fiergs, deve-se à impossibilidade técnica de instalar a área de manutenção dos trens no terreno no final da avenida Assis Brasil, que seria desapropriado. O traçado do metrô será concluído no Terminal Triângulo, onde existe a demanda concentrada de transporte coletivo. Dando seqüência ao sistema, até a Fiergs, haverá corredores exclusivos de ônibus para conexão com a Região Metropolitana.
Com tecnologia baseada em um metrô de alimentação elétrica, a previsão é atender diariamente 325 mil usuários, ampliando a oferta de transporte coletivo e estimulando a redução do uso do automóvel. O projeto prevê no mínimo 10 estações (Triângulo, Cristo Redentor, Obirici, São João, Dom Pedro II, Cairú, São Pedro, Florida, Conceição, Rua da Praia).
Estações específicas para acesso ao metrô, com terminal de ônibus na superfície. O acesso às plataformas de embarque será via passeio público, prevendo saguão em túnel vertical e conexão às plataformas em túnel horizontal.
Para evitar transtornos na mobilidade urbana durante as obras, a escavação do túnel será pelo método shield (tatuzão), com escavação profunda mecanizada.
Sistema BRT
Ainda na em Porto Alegre, o governo federal financia corredores exclusivos para ônibus e BRT´s. Estão sendo investidos R$ 350 milhões em 25 km de corredores na capital do Rio Grande do Sul. Para o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, "Investir em mobilidade urbana é investir em qualidade de vida".
O BRT (Bus Rapid Transit) é um sistema de transporte coletivo de alto desempenho e qualidade que se apresenta como uma solução moderna para o transporte urbano das grandes cidades, utilizando tecnologia sobre pneus que opera em vias dotadas de faixas exclusivas para ônibus. O conceito BRT incorpora a qualificação e integração de infraestrutura (elementos físicos e operacionais) e de sistemas inteligentes (bilhetagem eletrônica, monitoramento, controle e informação ao usuário), com identidade única e imagem de qualidade.
O Sistema BRT de Porto Alegre e Região Metropolitana considera uma integração física, tarifária e institucional, abrangendo intervenções na infraestrutura urbana, na tecnologia dos veículos, corredores e estações, além da instalação de uma Central de Controle de Operacional. A rede do sistema BRT prevê a ampliação da extensão dos corredores de ônibus, dos atuais 55 km para aproximadamente 120 km de corredores de ônibus, 204 estações de corredores e 24 estações de integração (terminais). A implementação desta infraestrutura e a integração dos sistemas urbanos e metropolitanos são condicionantes para garantir funcionalidade ao sistema de transporte integrado e ao futuro metrô de Porto Alegre.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário
18/10/2013 14:45
Artigos Relacionados
Ana Amélia anuncia projeto do metrô de Porto Alegre
Assembléia convidada para seminário sobre o metrô de Porto Alegre
Aguinaldo Ribeiro diz que metrô de Porto Alegre será modelo para País
Ana Amélia anuncia sinal digital da TV Senado para Porto Alegre
Dilma faz visita inaugural ao Beira-Rio, em Porto Alegre
Dilma faz aniversário hoje e passa o dia em Porto Alegre com a família