Ana Amélia cobra do governo mais atenção aos produtores alternativos de energia



A senadora Ana Amélia (PP-RS) cobrou do governo mais atenção aos produtores alternativos de energia elétrica, especialmente as pequenas centrais hidrelétricas e cooperativas de eletrificação rural.

Ela afirmou que o descaso do governo com esses pequenos produtores de energia prejudica especialmente o meio rural, que sofre com os constantes apagões.

A falta de energia ocasiona muitos prejuízos, como a queima de geradores e de máquinas que refrigeram leite e a morte de frangos, relatou a senadora, ao citar apenas alguns dos problemas que atingiram o setor ultimamente.

A falta de apoio financeiro do governo fica evidente com a omissão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), disse Ana Amélia, assinalando que a instituição não repassa recursos para outros bancos públicos que poderiam custear empreendimentos de pequenas centras hidrelétricas e cooperativas de eletrificação rural.

A senadora acrescentou que os fundos de desenvolvimento regional, como o Fundo do Nordeste e o Fundo do Norte, também não repassam recursos simplesmente porque estão sem dinheiro.

Ana Amélia lamentou, ainda, que os R$ 25 milhões que o governo deveria repassar para as cooperativas mensalmente deixaram de ser pagos entre outubro de 2013 e fevereiro deste ano.

- Nós precisamos de todo o sistema funcionando a pleno vapor, porque se a nossa economia estivesse hoje crescendo a três, quatro, cinco, seis por cento, nós estaríamos num colapso - disse a senadora.



27/02/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Agripino cobra atenção do governo para pequenos produtores que enfrentam enchentes no RN

Valadares cobra mais atenção do governo de Sergipe aos citricultores

Maguito cobra mais atenção do governo para problemas sociais

Papaléo cobra mais atenção do governo federal para o Amapá

Vital do Rêgo cobra mais atenção do governo à violência no trânsito

João Durval pede mais atenção do governo à energia solar