Ana Amélia comemora anúncio de Dilma sobre recursos para nova ponte no Rio Guaíba




A senadora Ana Amélia (PP-RS) comemorou em Plenário nesta quarta-feira (14) anúncio feito pela presidente Dilma Rousseff, em Porto Alegre, de que a segunda ponte sobre o Rio Guaíba será construída a partir de 2014, com investimentos de R$ 900 milhões. Ela disse que esse era um compromisso de campanha de Dilma quando candidata à Presidência em 2010.

Ana Amélia cumprimentou a presidente, que completou 64 anos nesta quarta-feira (14), desejando-lhe "coragem para comandar os desafios do país e vida longa".

A senadora informou que a nova ponte, cuja construção deverá levar cinco anos, facilitará a ligação entre o sul do estado e a região metropolitana da capital e dará fim ao "nó viário" gerado pela atual ponte suspensa do Rio Guaíba. Essa ponte tem o vão central suspenso para a passagem de navios, o que interrompe temporariamente o tráfico de veículos.

Aeroportos

Também em seu discurso, Ana Amélia lamentou que os problemas de infraestrutura não tenham recebido atenção adequada do governo este ano. Além das estradas, hidrovias, ferrovias e rodovias, a senadora citou, especialmente, a situação dos aeroportos brasileiros, tendo em vista a proximidade da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016.

Ana Amélia disse que essa é a oportunidade de colocar o Brasil nos principais roteiros turísticos do mundo e lamentou a deficiência dos aeroportos, o mau atendimento, os atrasos e cancelamento de voos, acrescentando que nem mesmo a demanda interna está sendo atendida. Ela mencionou a péssima impressão causada aos turistas estrangeiros pelos aeroportos "pequenos e ineficientes" e pelas dificuldades de acomodação dos passageiros nos terminais por falta de espaço e devido às esperas com longas filas, o que gera desconforto e insatisfação dos usuários.

Outro problema enfrentado pelos passageiros devido ao crescimento da demanda - 71 milhões em 2003 contra 151 milhões em 2010 - salientou a senadora, é a extensão no tempo dos voos e os preços cobrados pelas companhias aéreas.

- É preciso garantir que os voos aconteçam com comodidade e conforto, criando uma legislação eficiente que proteja os consumidores de abusos das companhias aéreas - sugeriu.

Lojas francas

Ana Amélia também comemorou a aprovação na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara de projeto que autoriza a instalação de lojas francas (free shops) em cidades caracterizadas como gêmeas de cidades estrangeiras, na linha de fronteira do Brasil. Cidades gêmeas são municípios conurbados, ou seja, unidos a um ou mais municípios de países vizinhos, formando malha urbana única.

O projeto aprovado é um substitutivo do deputado Renato Molling (PP-RS) a proposta do deputado Marco Maia (PT-RS). A proposta original autorizava os free shops em rodovias federais localizadas em toda a faixa de fronteira do país. A matéria será analisada ainda pelas Comissões de Finanças e Tributação e de Constituição, Justiça e de Cidadania da Câmara.



14/12/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Zambiasi defende construção de uma nova ponte sobre o Rio Guaíba

DNIT promove audiência pública sobre nova ponte do Guaíba em Porto Alegre

Rio Guaíba terá nova ponte para transporte de mercadorias

Ana Amélia comemora anúncio de pacote para estimular a indústria

Departamento licita obras de ponte sobre Rio Guaíba

Gim comemora anúncio de recursos do PAC 2 para o Distrito Federal