Rio Guaíba terá nova ponte para transporte de mercadorias



O governo federal investirá cerca de R$ 900 milhões na construção da segunda ponte sobre o Rio Guaíba, em Porto Alegre (RS). O objetivo da obra será eliminar o gargalo no fluxo de mercadorias que passa pelo Porto de Rio Grande. A licitação para o projeto executivo do empreendimento, que deve demorar um ano e meio para ser concluída, será realizada em janeiro de 2012. Já a construção da ponte, que terá 1,9 km de extensão, deve ser concluída em três anos depois de finalizada a licitação.

“É visível que essa é uma obra estruturante. Por isso, é pública. Não é uma estrutura alternativa, mas será a ponte que suportará talvez o maior movimento, justamente porque será muito mais moderna. Vai garantir que um imenso volume de mercadorias possa chegar ao Porto do Rio Grande e, de lá, sair para o resto do Brasil”, disse a presidenta na cerimônia de entrega de retroescavadeiras para 126 municípios do Rio Grande do Sul e de lançamento da Rede Brasil Rural, em Porto Alegre, na terça-feira (13).

A presidenta acrescentou que o governo federal tem obrigação de executar as obras consideradas estruturantes, que os estados e municípios não têm condição de fazer.

“O governo federal tem de olhar para obra estruturante, que é mais difícil, exige mais recursos, e não para as obras que o estado ou o município pode fazer sozinho. A construção da segunda ponte sobre o [Rio] Guaíba apresenta nível de risco compatível com a União. No passado, a União nem se mexeria. Mas, para nós, é obrigação. Nós achamos que as obras que os estados não tem condições de fazer é obrigação da União”, explicou Dilma.


Fonte:
Blog do Planalto



14/12/2011 15:52


Artigos Relacionados


Ana Amélia comemora anúncio de Dilma sobre recursos para nova ponte no Rio Guaíba

Zambiasi defende construção de uma nova ponte sobre o Rio Guaíba

DNIT promove audiência pública sobre nova ponte do Guaíba em Porto Alegre

Heráclito diz que Parnaíba terá nova ponte, para ajudar turismo

Departamento licita obras de ponte sobre Rio Guaíba

Comissão debate sobre transporte clandestino entre Porto Alegre e Guaíba