Ana Amélia comemora votação do Senado dos EUA contra subsídios ao etanol




A senadora Ana Amélia (PP-RS) comemorou, nesta sexta-feira (17), em Plenário, a emenda aprovada pelo Senado dos Estados Unidos que elimina subsídio ao álcool americano e também tarifa sobre o produto importado, medidas que dificultam a entrada do combustível brasileiro no país. De acordo com a senadora, o Brasil poderá ser beneficiado se a proposta, que ainda precisa ser aprovada pela Câmara daquele país, entrar em vigor.

- É um sinalizador muito importante no momento em que o déficit americano assume uma proporção muito grande. E isso, de certa forma, vai ajudar muito o setor produtivo brasileiro, já que o álcool verde e amarelo é muito mais competitivo - disse a parlamentar ao explicar que a cana de açúcar, matéria-prima usada no Brasil para produzir álcool, é mais eficiente do ponto de vista produtivo do que o milho, usado nos Estados Unidos.

Apesar de o Brasil ser o segundo maior produtor mundial de álcool e etanol do mundo, Ana Amélia observou que o país importa o produto para abastecer o mercado interno.

- Com uma economia aquecida, o Brasil importou neste ano uma quantia bastante elevada de álcool para assegurar o equilibro do abastecimento - observou.

Dívidas dos estados

Em seu discurso, a senadora também criticou o alto grau de endividamento dos estados e municípios para com a União. Segundo disse, isso fragiliza o princípio federativo da República, gerando uma situação de permanente dependência dos entes federados em relação ao governo federal.

Ana Amélia citou a situação do Rio Grande do Sul que, de acordo com dados da Secretaria do Tesouro Nacional, encerrou o exercício financeiro de 2010 devendo R$ 43,4 bilhões à União. Na avaliação da senadora, essa situação inviabiliza investimentos do governo local.

- Dá para dizer que a dívida é impagável - assinalou Ana Amélia.



17/06/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Dilma considera decisão dos EUA de aprovar fim de subsídios ao etanol como avanço

Renan diz que Senado terá papel revisor na votação do Decreto Legislativo sobre subsídios

Votação de incentivo ao etanol nesta quinta abre caminho para projetos contra violência doméstica

Ana Amélia comemora transmissão com qualidade digital da TV Senado

Ana Amélia lamenta 'manipulação de dados' contra Senado e pede respeito ao Parlamento

Expedito comemora aprovação na Câmara do aumento do FPM e quer rapidez na votação no Senado