Ana Amélia critica corte de verba para ciência e tecnologia



A senadora Ana Amélia (PP-RS) criticou o governo federal por incluir, no corte de Orçamento anunciado em fevereiro, recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Segundo a senadora, que discurso nesta segunda-feira (5), em Plenário, não adianta a presidente Dilma Rousseff ir a eventos internacionais como a Cebit – feira de tecnologia digital de cuja abertura a presidente participa, na Alemanha –, se dentro do país o governo dá “um passo atrás” com os cortes.

- O corte de verbas chega a 22% do orçamento do ministério, o que representa 1,5 bilhão a menos para novos incentivos a projetos de alta tecnologia – criticou.

A senadora lembrou o chamado “apagão de mão de obra” causado pela falta de profissionais em determinadas áreas, especialmente de nível superior. A falta de especialistas tem gerado a necessidade de contratação de estrangeiros para suprir a demanda. Para Ana Amélia, a concorrência internacional acirrada gera a necessidade de investimentos para garantir a competitividade brasileira.

- A inovação tecnológica e a educação são aspectos prioritários para países que pretendem atingir o topo da economia do mundo e permanecer nessa posição.

 

Audiência

Ainda no pronunciamento, Ana Amélia informou que será realizada na sexta-feira (9), em Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul, audiência pública para debater o seguro agrícola. A audiência promovida pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado (CRA), será realizada durante feira agropecuária Expodireto.

A senadora também fez um apelo para que o Supremo Tribunal Federal dê prioridade ao julgamento de ação movida por aposentados da companhia aérea Varig. O Aerus, fundo de pensão de que faziam parte, foi liquidado com a crise da companhia aérea. A senadora lembrou que pessoas que contribuíram durante décadas para o fundo agora passam dificuldade



05/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


SATURNINO CRITICA CORTE DE VERBA PARA A CNEN

Maciel lamenta corte de 18% no Orçamento para Ciência e Tecnologia

Projetos para eventos em ciência e tecnologia terão verba de R$ 20 milhões

Ana Amélia critica corte de verbas para o combate ao 'crack'

Roberto Cavalcanti cobra do governo mais verba para educação, ciência e tecnologia

Ana Amélia critica corte no orçamento para pagar juros da dívida